Cursinho Popular "Carolina de Jesus" inicia aulas de 2019

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 15h50 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Evento realizado no último sábado (16.03) marcou o início das atividades do Cursinho Popular "Carolina Maria de Jesus"

atividade inaugural cursinho

Na atividade inaugural do Cursinho neste ano de 2019, no Auditório Aldo Ivo, no campus São Paulo, os alunos das duas turmas que frequentarão aulas aos sábados e durante o período de segundas a quintas-feiras, foram recebidos pela equipe do projeto, constituída de alunos dos cursos de Licenciatura e bacharelados do IFSP, ex-alunos e colaboradores de outras instituições. Diversas mães, pais e responsáveis pelos novos alunos também os acompanharam nesta apresentação em que o coordenador, professor Henrique Marins de Carvalho (DCM/Matemática) contou um pouco sobre a missão, a história e as características do Cursinho.

O colaborador Onofre Nicolau de Albuquerque Neto, engenheiro formado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e ex-aluno do curso Técnico Integrado do IFSP, compartilhou as informações sobre a organização do cursinho e sobre as atividades de cada um dos cerca de vinte participantes, dentre coordenadores administrativos, pedagógicos e professores. Finalmente, os participantes foram presenteados pela exposição do professor Iago Nunes dos Santos, egresso do curso de Licenciatura em Letras, que teve como tema a vida e obra de Carolina Maria de Jesus.

O cursinho é uma iniciativa de alunos do Câmpus São Paulo do IFSP, com o objetivo de oferecer a estudantes oriundos de escolas públicas preparação para realizar o ENEM com o objetivo de ingressar em uma instituição de ensino superior pelas vias do SISU ou PROUNI.

Desde 2017 o Cursinho tem realizado suas atividades, cadastrado como um projeto junto à Coordenação de Extensão do câmpus e alunos que participaram das atividades já conseguiram seu ingresso em cursos do próprio IFSP e em outras instituições como UNIFESP, FATEC e UNESP.

O Cursinho presta homenagem em seu nome à escritora e poeta Carolina Maria de Jesus, que foi moradora do bairro em que se localiza hoje as instalações do IFSP e que tinha um grande zelo por sua própria formação intelectual.