Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Aluno do IFSP é selecionado para workshop na Coreia do Sul

Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 10h28 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2022, 16h01

William de Assis da Silva, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus São Paulo está arrumando as malas para embarcar para a cidade de Gwangju, na Coreia do Sul, onde participará de um workshop internacional, denominado Charrete dos Estudantes, e do congresso da Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas (IFLA), no fim de agosto. 

3Durante os três dias de workshop, entre 27 e 30 de agosto, os participantes conhecerão a cidade coreana e suas dinâmicas urbanas para desenvolver um projeto paisagístico que “reimagina os espaços públicos”. Ao final, ocorrerá um jantar com o presidente da IFLA e os melhores trabalhos serão premiados em dinheiro. William também recebeu uma ajuda de custo para o deslocamento e acomodação a fim de participar do congresso da Federação, de 31 de agosto a 2 de setembro. “Fui um dos seis candidatos selecionados internacionalmente para receber esse auxílio”, revela. 

A primeira viagem de avião e primeira experiência internacional são esperadas com entusiasmo pelo futuro arquiteto de 27 anos. “Essa notícia foi de grande alegria para mim por se tratar de uma grande oportunidade profissional e acadêmica, especialmente para representar a educação brasileira e o IFSP internacionalmente. Pretendo, após meu retorno, compartilhar minha experiência e conhecimentos adquiridos com os alunos do curso”. 

Para a seleção no workshop, William escreveu uma carta de apresentação em Inglês, apresentou um portfólio e seu trabalho de conclusão de curso. Apesar de estar no último ano da graduação, ele já apresenta um currículo robusto, visto que seu percurso no IFSP, que começou em 2017, foi marcado por trabalho e dedicação. Ainda no primeiro ano, ele se tornou bolsista do projeto de Extensão “Cidadania e mobilidade urbana sustentável sob a perspectiva do transporte a pé”, no qual permaneceu durante toda a graduação. O estudo tem o objetivo de adquirir conhecimentos e promover alternativas sustentáveis para a mobilidade urbana na cidade de São Paulo com apoio de uma ONG.  Em 2018, foi voluntário no seminário "Moderno e Paisagismo" promovido pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). “A experiência me permitiu conhecer grandes nomes do paisagismo nacional”, revela William.

No ano seguinte, tornou-se membro do colegiado do curso de arquitetura representando os discentes nas decisões e debates sobre o curso e iniciou, sob orientação da professora Ana Carmona, uma pesquisa de iniciação científica como bolsista PIBIFSP intitulada "Flávio de Carvalho: arquitetura, paisagem e natureza", que lhe garantiu as conquistas junto à Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas. 

Desde 2021, William, que se forma neste semestre, é contratado por um escritório de paisagismo, onde atua na área em que pretende seguir sua profissão. 

O estudante destaca que a participação nos eventos na Coreia do Sul aconteceu por meio do incentivo da professora orientadora Ana Carmona, durante o desenvolvimento do seu trabalho de conclusão de curso. “A professora Ana me apresentou ao paisagismo, contribuiu para o apreço que tenho hoje por essa área, e me introduziu um tema inovador dentro do paisagismo brasileiro, o que me proporcionou, inclusive, trabalharmos juntos”, completa. 

William também exalta a importância da graduação na sua vida acadêmica e profissional. “O IFSP me trouxe uma nova perspectiva e postura sobre o paisagismo e urbanismo. A Instituição tem um cuidado de construir uma leitura com o aluno que outras instituições não têm, de mostrar que a produção acadêmica tem relação direta com o público externo e a prática profissional".

A conquista está sendo celebrada pelos amigos e, sobretudo pelos familiares, visto que poucos na família tiveram a oportunidade de chegar à universidade. “Meu primo veio falar que sou um exemplo, que quer seguir o mesmo caminho. Fico muito feliz de ouvir isso”, comemora. 

Fonte

registrado em:
Fim do conteúdo da página