PROJETO RAÍZES

Licenciatura em Química promove oficina sobre rochas, minerais e solos

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 16h30 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 11h17

foto 2 oficina

No dia 22 de outubro, os alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo, sob a orientação da professora Dra. Eliana Maria Aricó, realizaram a oficina intitulada “Explorando as propriedades de rochas, minerais e solos”, aplicada dentro do programa curricular de Ciências da Natureza da turma multisseriada de quintos, sextos e sétimos anos do projeto Raízes. A parceria se deu pela iniciativa dos discentes Higor Garcia de Lima (coordenador e cofundador), Mateus Santos Mozer (professor de ciências da natureza) e Sabrina Almeida (auxiliar docente), que são voluntários no projeto.

O Raízes é uma associação não formal de voluntários que nasceu em 2017 em parceria e com sede na ETEC Gildo Marçal Bezerra Brandão, localizada em Perus, periferia da cidade de São Paulo, que tem por objetivo envolver os jovens, matriculados do quinto ao nono ano do ensino fundamental da rede pública, em uma experiência de estudo com estímulo ao pensamento crítico e ao raciocínio lógico.

As turmas de nono ano possuem como finalidade específica impulsionar a inserção dos jovens da região em escolas referência, como os Institutos Federais, ETECs e SENAIs. Por sua vez, as turmas mais jovens, dentro das quais se deu a participação dos alunos licenciandos e professora orientadora, possuem como objetivo específico construir um espaço de aprendizagem divertido, mediante o desenvolvimento de oficinas, projetos, jogos educativos e outros gêneros de atividades práticas multidisciplinares, a partir dos quais seja possível contribuir, de forma leve e efetiva, para o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças e pré-adolescentes participantes.

O engajamento dos alunos na investigação dos materiais geológicos selecionados para a oficina foi de alto nível, tornando extremamente ricas as trocas entre pares, licenciandos e professora orientadora, contribuindo tanto para o aprendizado dos jovens, quanto para a formação dos futuros professores.

Mais informações sobre o Raízes podem ser encontradas na internet através do site www.projetoraizes.org, bem como nas páginas do Facebook e Instagram.