Concurso

Participe do II Concurso Engenharia-Ação até 05 de abril. O Câmpus São Paulo foi um dos ganhadores da 1ª edição, no eixo “energia fotovoltaica”.

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 10h21 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 10h18
Da esquerda para direita: Igor, Vitor, Gustavo, Lucas, Pedro e Luiz.
imagem sem descrição.

logo 2Inscrições

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) da Prefeitura de São Paulo e a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), estão com inscrições abertas até 05 de abril de 2023 para a 2ª edição do concurso “Engenharia-ação na cidade de São Paulo”. A iniciativa busca aproximar os alunos e as faculdades de engenharia dos desafios enfrentados na infraestrutura da cidade.

O concurso, que também leva o nome de Prêmio Engenheiro Mário Covas, busca novas soluções sustentáveis em quatro diferentes eixos: eficiência energética de equipamentos públicos, geração fotovoltaica (energia solar) em obras da SIURB, destinação de resíduos sólidos (entulho gerado pela construção civil) e cidades inteligentes, conceito que indica o uso de recursos tecnológicos para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.

Os projetos são analisados por comissões Abenge, fundações ligadas à engenharia e empresas do mercado. Os vencedores recebem uma menção honrosa pela qualidade dos trabalhos apresentados.

A participação das faculdades e dos alunos é gratuita. As equipes, formadas por estudantes e professores orientadores, devem apresentar os projetos de acordo com o calendário de cada eixo do concurso e podem ser formadas por alunos de diferentes cursos de engenharia ou tecnologia, desde que sejam da mesma instituição de ensino.

O calendário e o edital estão disponíveis aqui.

Equipe do câmpus foi campeã em 2022

Na primeira edição do concurso, realizada em 2022, a equipe “IFSPower” composta por cinco alunos do então 4º semestre de Engenharia Elétrica do câmpus, conquistou o primeiro lugar no eixo “energia fotovoltaica”, que contava com equipes formadas por alunos de diversas universidades, como POLI-USP, FEI, Mauá e Mackenzie.

Lucas Madeira, Gustavo Gushiken, Igor de Azevedo, Pedro Henrique Farias e Vitor Yan Taveiros, sob a orientação do professor Luiz Henrique Leite Rosa, trabalharam na elaboração de um projeto fotovoltaico para o CEU do Butantã. “Com mais de 150 páginas de relatório, simulamos todo o dimensionamento no PVSyst, desenvolvemos os diagramas elétricos no AutoCAD, justificamos tecnicamente toda a escolha dos materiais e detalhamos todo o processo de instalação que deve ser seguido. Entregamos o projeto mais do que pronto para ser homologado pela concessionária de energia local. A energia solar não é a energia do futuro e sim a do presente”, conta o aluno Lucas.

Já Gustavo complementa: “o projeto foi de suma importância para nós amenizarmos as contas públicas e entendermos um projeto de engenharia de grande porte”.

O professor Luiz destaca a importância na participação dos alunos: “contribui muito para a formação dos alunos pois possibilita a materialização do saber a partir da prática e aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso em problemas reais. Além disso, os projetos realizados pelas equipes se caracterizam como atividades de extensão, onde o aluno é protagonista de seu  processo educativo, cultural e científico, com intervenção nos processos sociais e solução para problemas da sociedade”.

A mesma equipe já se inscreveu para participar novamente do prêmio, na mesma categoria.

O Programa Engenharia-Ação é uma oportunidade para os alunos de Engenharia e Tecnologia de não só se aproximarem de problemas da capital paulista, mas também proporem soluções.

Participe você também!

Quer conhecer mais sobre o projeto da equipe IFSPower? Clique aqui

Tire suas dúvidas

Podem participar alunos de qualquer curso de graduação?
Alunos apenas de Engenharia e cursos de Tecnologia da área de Engenharia podem participar das equipes nos concursos.

Um estudante pode participar de mais de uma equipe num mesmo eixo do concurso?
Resposta: Não, um aluno pode participar de apenas uma equipe num mesmo eixo do concurso.

Um estudante pode participar de mais de um eixo do concurso do prêmio “Engenharia-Ação na Cidade de São Paulo”?
Resposta: Sim, um aluno pode participar em mais de um eixo do concurso.

As equipes podem ter alunos multidisciplinares?
Resposta: Sim, as equipes podem ser constituídas por alunos de diferentes cursos de Engenharia.

Assunto(s): Concurso