Programa Residência Pedagógica: novas bolsas

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 10h12 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 09h37

A Pró-Reitoria de Ensino torna públicos os Editais nº 589/2023 e 590/2023, que tratam, respectivamente, da seleção de professores preceptores e de alunos bolsistas para o Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do IFSP.

As bolsas para preceptores serão disponibilizadas de acordo com o número de alunos residentes bolsistas selecionados para cada núcleo conforme a Portaria nº 82/2022 e o Edital nº 24/2022 da Capes.

As inscrições para as 5 (cinco) novas bolsas concedidas para residentes devem ser feitas até 28/04/2023.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

Programa de Residência Pedagógica (PRP)

O PRP tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, fortalecendo e aprofundando a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura e contribuindo para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos.

DOCUMENTOS

EDITAL IFSP/PRE/DGRA Nº 589/2022 - Preceptores