Nota de falecimento - professor Rubens José Ciasca de Araújo

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 23h15 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 15h46

WhatsApp Image 2023 06 07 at 09.58.51Externamos nosso mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento do servidor Rubens José Ciasca de Araújo, professor e técnico-administrativo no Departamento de Construção Civil (DCC/SPO), na noite desta terça-feira, 06 de junho de 2023.

O Câmpus São Paulo, de forma enlutada, presta à toda família, nosso sentimento de solidariedade e pêsames pela sentida perda.

A cerimônia de despedida será realizada no Cemitério do Araçá - Avenida Doutor Arnaldo, 300 - Sala F - Pacaembú, nesta quarta-feira, 07 de junho de 2023, das 8 às 11 horas.

É inegável que o Professor Ciasca tenha deixado seu nome marcado na história da Federal e do Departamento de Construção Civil, além de ser um colecionador de histórias da Federal. Basta dizer que ele não era apenas um, pois eram dois Ciascas: o professor e o técnico-administrativo. Sim, era dois contratos, o que fazia a vida dele ser na maior parte dentro da Federal. Sobre a parte técnica, ele era o conhecedor das construções da Federal. Sobre ser professor, durante muitos anos, ele foi reconhecido como o parceiro mais leal. Primeiro, na parceria com o Prof. Rogério e, depois, com Luigi. E não faltava comparação com a dupla famosa dos games (Mario Bros). Topografia na Federal tinha um nome: Ciasca. E que ninguém se atrevesse a tocar em um teodolito sem sua permissão. Era ciúme pelo equipamento? Não, era puro zelo. E ainda tinham outros Ciascas. Quantos estudantes não conheceram outros estados do Brasil nas viagens organizadas pelo Ciasca? É, são muitas lembranças e só deixa tantas recordações quem se dedicou muito ao seu trabalho. E este foi o caso. Obrigado Prof. Ciasca.

Do seu amigo e aluno Luciano Silva (DCC/SPO).