Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
extensão

No dia 10 de dezembro de 2024, foi realizada a formatura das turmas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) do projeto “Portas Abertas”, promovido pela Prefeitura de São Paulo no Espaço de Bitita.

Publicado: Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 09h03 | Última atualização em Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 09h17

plac2

O evento marcou o encerramento de um ciclo de aprendizado e integração para imigrantes e refugiados que participaram do programa.

O projeto conta com a participação do Campus São Paulo, em parceria com a escola vizinha, por meio da curricularização da extensão. Estudantes do curso de Licenciatura em Letras, sob a orientação do professor Flavio Biasutti Valadares, atuam diretamente no desenvolvimento das atividades pedagógicas voltadas para os participantes do curso. Entre as contribuições dos alunos de Letras estão a preparação de ambientes de aprendizado, a resolução de dúvidas, o suporte com materiais didáticos e orientações gerais, fortalecendo o processo de ensino e acolhimento.

Um dos destaques do programa em 2024 foi o início das atividades de curricularização da extensão para a turma do 3º período, durante o segundo semestre. A iniciativa demonstrou um impacto positivo tanto para os estudantes de Letras quanto para os imigrantes e refugiados, promovendo trocas culturais e experiências enriquecedoras.

O projeto é coordenado por Sulima Pogrebinschi e Marina Garcia, com o apoio de outros colaboradores, e conta com professores voluntários responsáveis pelas turmas de diferentes níveis: básico, intermediário e avançado. O público atendido inclui estudantes de diversas nacionalidades, refletindo a pluralidade cultural que caracteriza o programa.

plac1O professor Valadares destacou a importância do projeto para a formação dos estudantes de Letras, enfatizando como ele promove a integração da tríade ensino-pesquisa-extensão de maneira prática, embasada em fundamentos teórico-metodológicos.

A formatura não apenas celebrou a conquista dos alunos do PLAc, mas também reforçou o papel transformador do projeto “Portas Abertas” na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

 

Fim do conteúdo da página