Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Equipe DragonIF conquista 8º lugar no torneio de acesso à SAE Brasil AeroDesign 2025

Publicado: Sexta, 10 de Janeiro de 2025, 13h14 | Última atualização em Sexta, 10 de Janeiro de 2025, 13h15

A Equipe DragonIF, formada por 12 estudantes das engenharias Mecânica, Eletrônica e Controle e Automação, obteve o 8º lugar no torneio de acesso à competição SAE Brasil AeroDesign 2025. O evento contou com a participação de 31 equipes e proporcionou troca de conhecimentos e experiências em engenharia aeronáutica.

1728907685585Durante a competição, os alunos desenvolveram um aeromodelo completo, desde a concepção e construção até a fase de testes. Além disso, foram responsáveis pela elaboração de relatórios técnicos que documentaram as decisões de engenharia tomadas ao longo do projeto, detalhando as especificações técnicas da aeronave. Como parte das exigências do torneio, os estudantes também realizaram uma apresentação oral para expor o projeto de engenharia desenvolvido. A etapa final consistiu em uma competição de voo, na qual a qualidade e eficiência dos projetos foram avaliadas em condições reais.

A equipe principal é composta pelos estudantes Gustavo de Sousa, João Pedro da Silva Belchior, Kaio Santos Braga, Luan Sérgio Moreira, Luis Roberto Alves de Mendonça José, Matheus Lavigne Alves, Paula Valesca Goncales, Paulo Eduardo Guedes Pereira, Pedro Martins Morato e Samuel Brito da Silva. A coordenação é do professor Francisco Yastami Nakamoto, do Departamento de Mecânica.

Para Nakamoto, “este tipo de atividade acadêmica, além de possibilitar o desenvolvimento de competências essenciais durante a graduação em engenharia, promove um ambiente desafiador e estimulante para o trabalho em equipe”, conta.

O programa SAE Brasil AeroDesign é um dos principais desafios acadêmicos para estudantes de engenharia no país. Inspirado em uma competição iniciada nos Estados Unidos em 1986 e incorporado à SAE Brasil em 1999. O evento promove a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades práticas por meio do projeto de aeromodelos.

A competição é dividida em três categorias – Regular, Advanced e Micro – e avalia as equipes em duas etapas principais: projeto e voo. Os critérios incluem desafios típicos da indústria aeronáutica, como otimização de requisitos, projeto de asas e redução de peso. As avaliações são conduzidas por engenheiros experientes da indústria, garantindo a relevância técnica e acadêmica da competição.


Notícias relacionadas

Equipe DragonIF do Campus São Paulo realiza testes em pista do protótipo do aeromodelo

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página