Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Projeto “Sustentare” do campus recebe dupla premiação pelo Selo ODS EDU

Publicado: Quinta, 03 de Abril de 2025, 10h27 | Última atualização em Quinta, 03 de Abril de 2025, 10h27

O Projeto de Extensão “Sustentare”, do Campus São Paulo do IFSP, foi reconhecido com duas premiações do Selo ODS EDU. A certificação destaca iniciativas educacionais que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

sustentareA premiação ocorreu no dia 20 de março, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Coordenado pela servidora Simone Mendes Delphino, o projeto foi contemplado por suas ações realizadas em 2024, incluindo a coleta de resíduos como tampinhas de garrafa, lacres de alumínio, esponjas usadas, cartelas de comprimidos e pilhas no saguão do campus. Parte das tampinhas é utilizada em pesquisas do projeto, enquanto o restante é destinado a entidades assistenciais.

Sobre o projeto

Criado em 2019, o Sustentare surgiu a partir da repercussão do curso de extensão Gastronomia Sustentável, no Campus São Paulo. O projeto tem um propósito social e busca introduzir conceitos de sustentabilidade no cotidiano, especialmente em comunidades periféricas. Suas ações incentivam o empreendedorismo e a adoção dos princípios dos “R’s” da sustentabilidade, como redução do consumo, reciclagem e reaproveitamento. Além disso, o projeto promove mudanças de hábitos relacionados à alimentação, descarte de resíduos, inovação e geração de energia elétrica.

Selo ODS EDU

O Selo ODS EDU faz parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil, reconhecendo instituições de ensino que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e estimulam a participação acadêmica em ações alinhadas a essas metas.

A Diretoria de Cooperação e Sustentabilidade (DCS/PRX) informou que o IFSP aderiu ao programa e incentivou os 41 campi a submeterem projetos alinhados aos ODS. Para concorrer, as iniciativas precisavam estar cadastradas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão ou gestão, promover atividades sobre os ODS e demonstrar sua contribuição para a melhoria da educação de qualidade (ODS 4).

No total, 21 projetos foram submetidos à curadoria, e oito foram aprovados, incluindo o Sustentare, que se destacou por sua abordagem inovadora e impacto social positivo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página