Estudantes visitam a Universidade de São Paulo (USP)
Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de Eletrônica e de Mecânica do Campus São Paulo participaram, em 5 de junho, de uma visita técnica à Universidade de São Paulo (USP). A atividade foi organizada e conduzida pela professora de Geografia do campus, Fabiana Cunha.
De acordo com a docente, o objetivo principal da visita foi proporcionar aos estudantes uma compreensão mais próxima da realidade universitária, ao conhecerem as dependências da USP. Por intermédio do Programa Giro Cultural, coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU/USP), os estudantes puderam aprender um pouco da história da USP e tiveram contato com o patrimônio arquitetônico, cultural e acadêmico da instituição. Além disso, visitaram as instalações esportivas, o Museu Oceanográfico e os demais espaços localizados na Cidade Universitária. "Foi uma oportunidade para vivenciarem, de maneira direta, a grandiosidade e a importância do ambiente universitário", conta Fabiana.
A professora, que já foi aluna da instituição e atualmente é pesquisadora sênior na Cátedra José Bonifácio — grupo vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da USP e ao Centro Ibero-Americano —, considera que esse tipo de experiência é essencial para a formação de jovens comprometidos com o aprendizado e com a cidadania.
Segundo a docente, a visita vai muito além de uma simples excursão, pois desperta nos estudantes reflexões sobre futuro acadêmico e profissional. Ela conta que suas experiências na USP e a dedicação na Geografia servem de incentivo para os alunos buscarem e persistirem nos seus sonhos. “Temos alunas e alunos maravilhosos que vislumbram por melhores oportunidades de vida e, enquanto professora, me vejo com essa tarefa de impulsionar, por meio de aulas, pesquisas, debates e trabalhos de campo, o que cada um pode alterar em suas empíricas realidades, a fim de que materializem suas aspirações num mundo onde o impossível é conquistado com disciplina, comprometimento e sabedoria”, finaliza.
Mais do que conhecer uma universidade, os estudantes foram convidados a pensar sobre o papel que desejam exercer como cidadãos em um país marcado por desigualdades e contradições. Na construção do conhecimento, cada estudante é responsável por suas escolhas, e experiências como essa ajudam a fortalecer o senso crítico e a autonomia diante dos desafios do século XXI.
Redes Sociais