Nova edição da revista “Odisseia Literária” reúne contos premiados em concurso do IFSP
Está no ar a mais recente edição da Odisseia Literária, publicação que traz os contos vencedores do VI Concurso Literário Abrace um Autor, promovido por estudantes do curso de Letras do Campus São Paulo.
A revista apresenta textos das categorias interna e externa do concurso, valorizando novas vozes e promovendo o diálogo entre diferentes estilos e temas.
Entre os contos de autoria de estudantes do IFSP, os leitores encontrarão narrativas que exploram com sensibilidade questões humanas e existenciais. Em “As cores certas”, Sabryna Andrade de Almeida lança um olhar infantil e profundo sobre a figura paterna. Já em “Wendy”, de Heitor Manoel de Menezes Ferreira, a infância volta à cena em uma narrativa de descobertas e sutilezas. Rafael Augusto Nogueira Cimmino, em “Escreva sobre a minha angústia”, propõe uma reflexão sobre subjetividade e tecnologias. Encerrando esse bloco, “Jardim”, de Letícia Giovanna Souza Doracenzi, usa a metáfora das flores para falar sobre as diversas fases do amor.
Os contos da categoria externa, mais numerosos nesta edição, ampliam o leque temático, incluindo discussões sociais e políticas com igual força literária. O racismo, a violência contra a mulher, o luto, a memória, os afetos familiares e as relações interpessoais estão entre os temas abordados. Dentre os destaques, estão “Destinos cruzados”, de Djalma Silva Pereira, que expõe as desigualdades sociais marcadas pelo racismo, e “Ela precisou ir”, de Sílvia Ribeiro Guimarães, que trata com delicadeza a difícil decisão de romper um ciclo abusivo.
Outros textos abordam o cotidiano urbano, como “Entre linhas”, de Eduardo Felipe Rocha Vieira, e as memórias afetivas, como em “Águas passadas”, de Flávio Sanso. Também há espaço para a ficção especulativa com crítica social, como em “A_veia_hacker”, de Luciane Crippa. Encerrando a seleção, contos como “Cortejo das sete almas” e “Presença na oliveira” trazem elementos simbólicos e poéticos para lidar com a perda e a espiritualidade.
Com uma variedade de vozes e estilos, a nova edição da Odisseia Literária convida os leitores a uma verdadeira viagem por temas universais, afetos cotidianos e provocações contemporâneas — tudo isso através do olhar de jovens autores e autoras que mostram a força transformadora da literatura.
Redes Sociais