Dois novos cursos de extensão voltados ao ensino de Português para estrangeiros
O Campus São Paulo do IFSP inicia, em agosto, a oferta de dois novos cursos de extensão na área de ensino de português como língua adicional: Português do Brasil para Falantes de Outras Línguas (PBFOL) e Português do Brasil para Imigrantes e Refugiados (PBIR).
As inscrições, realizadas por meio dos editais nº 65/2025 e nº 67/2025, superaram as expectativas, somando cerca de 900 candidatos. Para o coordenador pedagógico dos cursos, Flavio Valadares, a grande procura evidenciou a necessidade de ampliar a oferta para atender à comunidade.
Ambos os cursos contam com a parceria da Emef Espaço de Bitita, que acolherá turmas presenciais do PBIR e também do PBFOL. Além da parceria externa, o próprio Campus São Paulo sediará turmas do PBFOL.
A iniciativa envolve aproximadamente 35 turmas e só é possível graças ao engajamento de professores voluntários - tanto do IFSP quanto de outras instituições - e estudantes do curso de licenciatura em Letras, que participam da proposta como parte do processo de curricularização da extensão. Para o coordenador, essa integração reforça a formação docente e contribui para um aprendizado mais significativo. "O objetivo dos cursos vai além do ensino da língua: busca-se promover a integração linguística e cultural dos participantes, oferecendo um espaço de acolhimento e pertencimento ao contexto brasileiro", conclui.
O curso PBFOL será realizado integralmente a distância, com tutoria e monitoria, aulas semanais online e material didático exclusivo. Já o PBIR será oferecido presencialmente na Emef Espaço de Bitita.
Interessados em futuras turmas poderão se inscrever em novo processo seletivo previsto para novembro deste ano.
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: pbirprocessoseletivo.spo@ifsp.edu.br.
Redes Sociais