Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Campus São Paulo marca presença no "3º Encontro de Mentalidades Matemáticas"

Publicado: Domingo, 05 de Outubro de 2025, 10h28 | Última atualização em Terça, 07 de Outubro de 2025, 16h00

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2025, o Rio de Janeiro sediou o 3º Encontro de Mentalidades Matemáticas, evento que reuniu cerca de 200 educadores, pesquisadores e estudantes com o objetivo de discutir novas abordagens para o ensino de Matemática, com foco no pensamento crítico e criativo.

foto oficial 3º EMMO evento foi promovido pelo Instituto Sidarta e pelo Colégio Pedro II, com apoio da Capes, da Escola Eleva e da Firjan.

O Campus São Paulo teve participação de destaque, com presença na comissão organizadora, apresentações de pesquisas e atuação nos bastidores do evento. O professor Henrique Marins de Carvalho integrou a equipe organizadora ao lado da professora egressa do IFSP e mestranda na UFABC, Ingryd Stephany de Oliveira. Também participaram ativamente os estudantes da Licenciatura em Matemática do campus, Eduardo Ferreira da Silva, Gisele Syrayama Fernandes dos Anjos, Vanessa Almeida Costa, Matheus Couras dos Santos e Stephanie Caroline da Cunha.

Além do suporte logístico, com destaque para o trabalho de Matheus e Stephanie no processo de inscrição e recebimento dos trabalhos, os estudantes do IFSP também contribuíram academicamente, apresentando pesquisas desenvolvidas em disciplinas, projetos de iniciação científica e programas como o Pibid. A licencianda Vanessa Almeida Costa apresentou o relato de experiência A conexão com cenários reais e o desenvolvimento do pensamento crítico através da modelagem matemática”. Para ela, o evento foi um marco em sua trajetória: “Apresentar meu trabalho em um espaço científico, de compartilhamento de ideias e contribuições significativas, despertou em mim um sentimento de realização e pertencimento. O evento me fez refletir sobre a matemática não como uma coleção de respostas prontas, mas como um convite a pensar através de perguntas, um campo fértil de curiosidade e de descobertas", conta.

equipe IFSP e SidartaMivya Ohana Inocêncio Barbosa, também estudante da Licenciatura, compartilhou os resultados do trabalho Tobi, o construtor: explorando múltiplas representações no ensino de relações algébricas e produtos notáveis”, desenvolvida no âmbito do PIBID. Ela destacou a importância do evento em sua formação: "Foi uma experiência transformadora. Como professora em (eterna) formação, participar de um encontro tão enriquecedor me fez perceber o quanto posso contribuir com a educação matemática. O IFSP tem sido fundamental nesse processo!", destaca.

Já Stephanie Caroline da Cunha apresentou parte dos resultados de sua pesquisa de Iniciação Científica com a comunicação “A dificuldade dos pedagogos em matemática e as contribuições da abordagem Mentalidades Matemáticas”. "Me encantei com essa abordagem há dois anos e, neste fim de semana, tive a oportunidade de compartilhar um pouco da minha pesquisa. Estar ao lado de profissionais tão experientes foi desafiador, mas tornou a troca ainda mais rica e significativa”, finaliza.

O 3º Encontro de Mentalidades Matemáticas reafirmou o compromisso do Campus São Paulo com uma educação matemática mais humana, reflexiva e inclusiva. A participação ativa de seus estudantes e docentes no evento evidencia o papel da instituição na construção de novas práticas pedagógicas que valorizam o pensamento crítico, a criatividade e o protagonismo dos futuros professores.

registrado em:
Fim do conteúdo da página