Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Comunidade IFSP Público > Alunos de arquitetura participam de Laboratório de Projetos em Botucatu
Início do conteúdo da página
VISITA TÉCNICA

Alunos de arquitetura participam de Laboratório de Projetos em Botucatu

Publicado: Sexta, 31 de Janeiro de 2025, 12h04 | Última atualização em Sexta, 31 de Janeiro de 2025, 12h04

unnamed 1

De 26 a 29 de janeiro de 2025, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus São Paulo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) participaram, juntamente com alunos do Campus Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de um laboratório de projetos.

Durante esses quatro dias foram realizadas visitas técnicas aos campi da UNESP, ao centro histórico, ao Parque Tecnológico, ao MAGMA, a obras em construção segundo princípios ecológicos e ao viveiro de mudas do cerrado da ONG Nascentes. A seguir, os estudantes desenvolveram propostas de projeto para um hipotético campus do IFSP na cidade. O local projetado, que também hospedou o evento, é o conjunto de edifícios historicamente oferecido pela Prefeitura Municipal de Botucatu para a instalação do Campus do IFSP, o antigo Centro de Treinamento da CESP – atualmente abrigando a EMEF Elda Moscogliatto.

O Laboratório foi concebido como mais um passo na aproximação entre o IFSP e Prefeitura Municipal de Botucatu, no sentido de estabelecer a presença do IFSP na cidade. Há uma luta histórica para estabelecer um campus do IFSP em Botucatu desde 2008, quando o Centro de Treinamento da CESP e uma área vizinha foram desapropriados para este fim.

O IFSP oferece cursos superiores como engenharia, arquitetura e licenciaturas, mas também oferece cursos técnicos em formato integrado (ensino médio e profissionalizante em período integral) ou subsequente (apenas ensino técnico, geralmente noturno). A interação entre cursos superiores e técnicos no mesmo campus promove uma alta qualidade do ensino médio e um importante vínculo social no ensino superior.

unnamed

A coordenação do evento foi feita pelo professor João Piza, do Departamento de Construção Civil do IFSP – Campus São Paulo, e contou com o apoio do IFSP – Campus Itapetininga, da Prefeitura Municipal de Botucatu e do Núcleo de Estudos de Patrimônio Imaterial e Material – (NEPIM-IFSP).

Fim do conteúdo da página