"Pane e Tulipani, italiano per principianti” visita ao Museu da Imigração em 14/06/2025
A visita ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo localizado no bairro da Mooca - uma das primeiras hospedarias na cidade que recebeu inúmeros imigrantes vindo de terras longínquas em busca de oportunidade e futuro - teve como intuito apresentar aos alunos do ensino Médio Integrado matriculados no curso extracurricular de italiano “Pane e Tulipani, italiano per principianti” oferecido pela Professora Fabiana Cunha de Geografia no IFSP/SPO, a riqueza que é entrar em contato com suas origens verificando, a partir do acervo digital, seus sobrenomes e de seus colegas de escola, além de descobrirem algumas árvores genealógicas de seus antepassados.
Ao entrar em contato com nossas raízes somos convidados a pensar sobre o passado: nossos avós, bisavós, tataravós e assim por diante, nos conectando a inimagináveis existências que antecederam as nossas próprias vidas – com isso, o adolescente é chamado a revisitar lugares, países, culturas, vivências... tudo que contribua para a reflexão de quem ele é, honrando o pregresso para contribuir no presente, semeando para o futuro.
Para a Bibi, como é chamada e conhecida por todos no Instituto, ver os alunos envolvidos com o passeio, falando e lendo em italiano os cartazes da exposição sobre a origem do café na Itália, trouxe muito orgulho e satisfação pelo trabalho desenvolvido e pela dedicação dos estudantes em quererem aprender um idioma - o italiano - que não faz parte de nossa grade curricular brasileira.
Oferecer este curso para os adolescentes é poder contribuir para uma formação mais ampla e culta, segundo a Professora que cursou Italiano como formação extracurricular na Universidade de São Paulo, enquanto fazia sua Graduação em Geografia na USP e que passou pela Itália algum tempo – “é de extrema importância doar aquilo que sabemos para os nossos alunos do IF, pois vejo o quanto eles querem aprender e conhecer outras possibilidades de mundos e faço isso com muito carinho e alegria!”
"Um dos momentos mais marcantes foi quando decidimos tirar fotos antigas e no trocar das roupas ríamos, brincávamos e pensávamos como se sentiam àquelas pessoas que atravessaram por meses, em navios, os oceanos e chegaram até São Paulo com seus sonhos e suas saudades das memórias dos lugares onde viveram - algo que nos emocionou bastante. Foi um dia maravilhoso e repleto de recordações bonitas e inesquecíveis, como deve ser o ensino-aprendizagem de um idioma estrangeiro, pois aprender rindo é sempre mais agradável e divertido" - como foi este dia no Museu da Imigração do Estado de São Paulo para a Professora Bibi e seus queridos alunos: Thiago, Mariana, Larissa, Gustavo, Ana Luiza e Camila. Grazie mille, amore! Ciao!
Redes Sociais