Um estudo liderado pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), por meio do projeto de pesquisa CAIPORA, foi recentemente publicado na revista internacional Scientific Reports, do grupo Nature.
O artigo aborda os impactos das queimadas ocorridas em 2024 na saúde pública da cidade de São Paulo, com foco nos efeitos sobre diferentes grupos etários.
De acordo com a pesquisa, o estado de São Paulo registrou, no último ano, um número recorde de incêndios, resultando em níveis alarmantes de poluição atmosférica. Os dados apontam que a elevação na concentração de poluentes esteve associada a um aumento de até 10% nas internações por doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e respiratórias, especialmente entre os grupos mais vulneráveis: crianças e idosos.
O Projeto CAIPORA (https://portalcaipora.org/), financiado pelo CNPq e pelo Ministério da Saúde, tem como principal objetivo desenvolver modelos preditivos utilizando técnicas de Deep Learning, além de promover a divulgação científica sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde humana. O projeto também investe na produção de materiais didáticos voltados à educação ambiental e à saúde pública.
A equipe do projeto reúne mais de 30 pesquisadores de nove universidades e oito países diferentes. O IFSP é a instituição líder da iniciativa, com a participação de 13 pesquisadores, sendo cinco do Campus São Paulo e oito do Campus Registro.
A coordenação do projeto é do professor de Física do Campus São Paulo, Gregori de Arruda Moreira, que conta com a colaboração de estudantes que atuam na produção de materiais didáticos e na divulgação científica por meio de redes sociais e outras plataformas digitais: Caroline Dantas e Rafael Alexandre de Moraes Costa (ambos da Licenciatura em Física), José Roberto M. de Souza Junior (Licenciatura em Letras) e João Vitor Rodrigues Ferreira da Silva (Engenharia de Controle e Automação).
Acesse o artigo completo em: https://www.nature.com/articles/s41598-025-08542-w
Redes Sociais