Página inicial > Comunidade IFSP > Em 08 de abril de 2024, os alunos dos cursos integrados ao ensino médio de eletrotécnica e engenharia eletrônica do Campus São Paulo realizaram uma visita técnica à Usina Hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão, que completará 100 anos em 2026.
visita técnica

Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2024, 10h58 | Última atualização em Quarta, 22 de Maio de 2024, 10h59

HB6Os participantes foram recebidos pelo gerente de projetos, Emerson Laube, que apresentou o histórico do complexo que tem sua origem em 1899, com a fundação da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A., a Emae.

Laube conduziu a visita ao lado do ex-colega e professor do IFSP, João Marcos Brito, ambos funcionários com muitos anos de dedicação à Emae. Eles apresentaram os detalhes operacionais tanto da usina externa, inaugurada em 1926, quanto da subterrânea, de 1956. Os alunos tiveram a chance de conhecer o processo completo de geração de energia a partir das quedas de água de mais de 700 metros de altura, característica específica do complexo Henry Borden. Os estudantes também visitaram a sala de comandos e puderam ver os sistemas de controle em funcionamento, desde as versões mais antigas até os sistemas mais atuais.

A visita foi coordenada pelos professores João Marcos Brito e Sara Dereste dos Santos, com a colaboração dos professores Marcel Wu, Wagner de Aguiar e Alexandre Ventieri, além da participação de diretores, servidores e estudantes.

VisitaHB