Alunos do curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA (Proeja) do Campus São Paulo visitaram, em 31 de agosto, a exposição “Lélia em nós: festas populares e amefricanidade”, no Sesc Vila Mariana.
A visita, mediada por Henry Castelli, do educativo “Lélia em nós”, envolveu estudantes de todos os semestres do curso e foi acompanhada pelos docentes Aline de Vasconcelos, Ana Paula Corti, Daniel Soares e Márcio Alves.
Para o coordenador do curso, professor Daniel, além de contribuir para maior divulgação e apropriação da obra de Lélia González, a visita à exposição foi significativa pois possibilitou que os estudantes estabelecem reflexões relacionando o referencial teórico elaborado por Lélia González e o universo da EJA, cujos sujeitos – conforme discutido nas várias disciplinas ao longo do curso – são caracterizados pelos marcadores sociais de classe, raça e gênero, alvos do pensamento de Lélia.
O professor ainda destaca: “foi uma tarde extremamente rica em termos de aprendizado e contato com as artes. De fato, partindo do livro Festas populares no Brasil, de Lélia González, pensadora fundamental para o debate e compreensão do modo como as questões de raça e gênero se entremeiam na excludente estrutura social brasileira, a exposição reúne obras, em vários formatos e suportes, de diferentes artistas que, guiados por sua própria sensibilidade e experiência, tematizam aspectos particulares das festas e tradições afro-brasileiras”.
Redes Sociais