Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Comunidade IFSP > No dia 10 de dezembro de 2024, foi realizada a formatura das turmas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) do projeto “Portas Abertas”, promovido pela Prefeitura de São Paulo no Espaço de Bitita.
Início do conteúdo da página
extensão

No dia 10 de dezembro de 2024, foi realizada a formatura das turmas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) do projeto “Portas Abertas”, promovido pela Prefeitura de São Paulo no Espaço de Bitita.

Publicado: Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 09h03 | Última atualização em Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 09h17

plac2

O evento marcou o encerramento de um ciclo de aprendizado e integração para imigrantes e refugiados que participaram do programa.

O projeto conta com a participação do Campus São Paulo, em parceria com a escola vizinha, por meio da curricularização da extensão. Estudantes do curso de Licenciatura em Letras, sob a orientação do professor Flavio Biasutti Valadares, atuam diretamente no desenvolvimento das atividades pedagógicas voltadas para os participantes do curso. Entre as contribuições dos alunos de Letras estão a preparação de ambientes de aprendizado, a resolução de dúvidas, o suporte com materiais didáticos e orientações gerais, fortalecendo o processo de ensino e acolhimento.

Um dos destaques do programa em 2024 foi o início das atividades de curricularização da extensão para a turma do 3º período, durante o segundo semestre. A iniciativa demonstrou um impacto positivo tanto para os estudantes de Letras quanto para os imigrantes e refugiados, promovendo trocas culturais e experiências enriquecedoras.

O projeto é coordenado por Sulima Pogrebinschi e Marina Garcia, com o apoio de outros colaboradores, e conta com professores voluntários responsáveis pelas turmas de diferentes níveis: básico, intermediário e avançado. O público atendido inclui estudantes de diversas nacionalidades, refletindo a pluralidade cultural que caracteriza o programa.

plac1O professor Valadares destacou a importância do projeto para a formação dos estudantes de Letras, enfatizando como ele promove a integração da tríade ensino-pesquisa-extensão de maneira prática, embasada em fundamentos teórico-metodológicos.

A formatura não apenas celebrou a conquista dos alunos do PLAc, mas também reforçou o papel transformador do projeto “Portas Abertas” na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

 

Fim do conteúdo da página