Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Comunidade IFSP > A revista científica REGRASP, do Campus São Paulo do IFSP, divulgou em abril uma edição especial dedicada ao ensino de português para pessoas imigrantes e refugiadas.
Início do conteúdo da página
REGRASP

A revista científica REGRASP, do Campus São Paulo do IFSP, divulgou em abril uma edição especial dedicada ao ensino de português para pessoas imigrantes e refugiadas.

Publicado: Quarta, 07 de Maio de 2025, 17h42 | Última atualização em Quarta, 07 de Maio de 2025, 17h42

A publicação é resultado de uma ação extensionista que reúne relatos de experiências desenvolvidas nos projetos Português como Língua Adicional (PLA) e Português como Língua de Acolhimento (PLAc), vinculados ao projeto Bitita Imigrantes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Espaço de Bitita.

Localizada ao lado do campus, a Emef mantém diversas parcerias com o IFSP, e o projeto de português como língua de acolhimento tem se destacado pela atuação junto a comunidades imigrantes. A edição especial da REGRASP traz cinco artigos: um com abordagem teórico-conceitual, dois focados no PLA e outros dois sobre o PLAc. As autoras compartilham suas vivências pedagógicas e os caminhos percorridos no contato direto com estudantes imigrantes e refugiados.

O editor convidado da edição, professor Flavio Biasutti Valadares, do IFSP, ressalta a importância dessas iniciativas na formação acadêmica: “São movimentos importantes para alunos, voluntários e estudantes de licenciatura no processo de solidificar o tripé ensino-pesquisa-extensão”, afirma.

Publicada trimestralmente, a REGRASP é vinculada à Diretoria de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação do Campus São Paulo, e tem como objetivo divulgar ações que integram a produção acadêmica à transformação social.

A edição completa está disponível para acesso gratuito no site da revista:
👉 https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp

Fim do conteúdo da página