Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Comunidade IFSP > No dia 24 de junho de 2025, alunos do Campus São Paulo tiveram a oportunidade de participar de uma verdadeira jornada sideral. Promovido pela professora Fabiana Cunha, da área de Geografia, o encontro online trouxe o astrofísico Felipe Navarete.
Início do conteúdo da página
astrofísico

No dia 24 de junho de 2025, alunos do Campus São Paulo tiveram a oportunidade de participar de uma verdadeira jornada sideral. Promovido pela professora Fabiana Cunha, da área de Geografia, o encontro online trouxe o astrofísico Felipe Navarete.

Publicado: Sexta, 01 de Agosto de 2025, 10h39 | Última atualização em Sexta, 01 de Agosto de 2025, 10h41

O evento foi pensado para aproximar estudantes do ensino médio integrado da produção científica de alto nível, proporcionando um espaço interativo para que os jovens conhecessem não só os fundamentos da astrofísica e astronomia, mas também a trajetória de um pesquisador-cientista.

Durante a conversa, os estudantes demonstraram grande interesse e participaram ativamente. Matheus Consani, aluno do 1º ano do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, destacou a didática clara e objetiva do astrofísico e o impacto da conversa para sua trajetória acadêmica. Nayeli Chulve, do 2º ano do curso Técnico em Eletrônica, ressaltou a fascinante abordagem que uniu ciência e discussões sobre educação no Brasil, fortalecendo seu desejo de seguir carreira na área educacional. Já Michelle Rodrigues, do 3º ano do curso Técnico em Mecânica, que planeja estudar no exterior, afirmou que o bate-papo foi sensacional e inspirador para quem deseja seguir na pesquisa acadêmica.

Entre perguntas curiosas, risos e reflexões sobre o universo, o encontro evidenciou a importância de promover espaços como esse para estimular a formação científica dos jovens no IFSP, fomentando o interesse e a participação ativa de forma respeitosa e inteligente.

Felipe Navarete atuou como Astrônomo Residente do Telescópio SOAR, no Chile, entre 2021 e 2024, e desde 2023 coordena o espectrógrafo de alta resolução STELES, um instrumento científico brasileiro que será instalado no mesmo telescópio. Sua formação começou no curso técnico de Química, despertando cedo seu interesse pela ciência. Em seguida, cursou graduação em Física e realizou mestrado e doutorado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP).

Antes de ingressar na Astronomia, Navarete trabalhou no Instituto de Química da USP, adquirindo experiência em bioinformática e desenvolvimento de ferramentas computacionais — habilidades que hoje são essenciais para sua pesquisa em Astrofísica Estelar. Sua área de atuação envolve o estudo da formação e evolução de estrelas de alta massa, utilizando observações em infravermelho e rádio, além do desenvolvimento de técnicas para medir distâncias de estrelas jovens na Via Láctea.

“Foi uma conversa muito produtiva, repleta de perguntas interessantes. Atividades multidisciplinares que envolvem alunos com diferentes experiências são fantásticas e o IFSP tem muito a ganhar promovendo eventos nesse formato”, afirmou Felipe Navarete, que se colocou à disposição para futuras participações no campus.

Bibi e Navarete 2

 

Fim do conteúdo da página