Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Comunidade IFSP > Os estudantes do curso de Licenciatura em Física do Campus São Paulo participaram, nos dias 14 e 15 de agosto, de uma atividade de campo que uniu ciência, tecnologia e conscientização ambiental.
Início do conteúdo da página
usina nuclear

Os estudantes do curso de Licenciatura em Física do Campus São Paulo participaram, nos dias 14 e 15 de agosto, de uma atividade de campo que uniu ciência, tecnologia e conscientização ambiental.

Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2025, 13h53 | Última atualização em Sexta, 29 de Agosto de 2025, 15h44

IMG 20250827 143452A programação incluiu uma visita à usina nuclear de Angra 2, proporcionando aos alunos uma oportunidade de observar de perto o funcionamento de uma das principais fontes de energia do Brasil. Durante a visita, foram acessadas áreas estratégicas da usina, permitindo compreender a complexidade da física e da engenharia aplicadas em larga escala, além de conhecer os rigorosos protocolos de segurança e o compromisso da Eletronuclear com o meio ambiente.

Os estudantes acompanharam o processo de geração de energia elétrica da usina, que produz 1,35 gigawatts a partir da fissão do urânio. O calor gerado aquece a água, transformando-a em vapor que movimenta turbinas acopladas a geradores, resultando em eletricidade para a matriz energética nacional. A água do mar utilizada no resfriamento dos reatores é devolvida ao oceano em uma área conhecida como Praia do Laboratório, sem contato com material radioativo. Programas de monitoramento ambiental, realizados há mais de 40 anos, comprovam que as usinas não causaram impactos significativos ao ecossistema local.

IMG 20250814 WA0031Após a experiência tecnológica, os alunos participaram da Trilha Porã, localizada entre o Observatório Nuclear e a Praia Brava, em Angra dos Reis. A atividade ao ar livre permitiu observar a fauna e a flora da Mata Atlântica, destacando a importância do equilíbrio entre desenvolvimento tecnológico e preservação ambiental.

De acordo com os professores organizadores da atividade, ao integrar o estudo da física nuclear à conscientização ambiental, a atividade não apenas ampliou o conhecimento técnico dos futuros professores, mas também os estimulou a refletir sobre o papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento sustentável. A iniciativa reforça o compromisso do IFSP em oferecer uma formação sólida, contextualizada e alinhada aos desafios e oportunidades do futuro.

 

Fim do conteúdo da página