Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Cursos técnicos

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2016, 16h15 | Última atualização em Sábado, 12 de Novembro de 2022, 09h33

TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio

 

O técnico em Desenvolvimento de Sistemas analisa requisitos e funcionalidades do sistema. Desenvolve sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento e linguagens de programação específicas.  Executa manutenção de programas de computador e suporte técnico. Realiza modelagem de aplicações computacionais.  Realiza testes funcionais de programas de computador e aplicativos.

Mais informações (em breve).

Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio

O curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo IFSP atende às demandas típicas em um mercado de trabalho de forte dinamismo e aplica aos alunos, formação ética, social e no trabalho, responsabilidade e visão consequente de suas decisões técnicas, adaptabilidade, disposição para o crescimento intelectual, com foco à preservação do meio ambiente de forma sustentável. A habilitação em eletrônica prepara os futuros profissionais como empreendedores, capacitando-os para aplicar modernas tecnologias relacionadas a projetos, instalação e manutenção dos mais diversos equipamentos eletrônicos e sistemas embarcados, encontrados nos seguintes seguimentos: empresas concessionárias de energia elétrica e de telecomunicações, empresas de representação, vendas e assistência técnica de materiais e equipamentos elétricos e eletrônicos, laboratórios de ensaios elétricos e eletrônicos, empresas de consultoria, projetos, instalações e manutenções de máquinas e equipamentos eletroeletrônicos; grandes centros hospitalares, grandes data centers, indústria automobilística, indústria aeronáutica, empresas ligadas ao agronegócio, entre outras que atuam neste vasto campo tecnológico.

Mais informações

Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio

 

O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas e de infra-estrutura para instalações de telecomunicações em edificações de acordo com normas técnicas e de segurança. Planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas.

Propõe o uso eficiente da energia elétrica e a utilização das respectivas fontes alternativas. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos. O profissional pode atuar em concessionárias de energia elétrica, prestadoras de serviço, indústrias, em geral, no setor de manutenção e automação, indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.

Mais informações 

Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

Substituído pelo curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio

O Técnico em Informática é um profissional que pode atuar em diversos ramos e áreas: atua no desenvolvimento de rotinas de cálculo e tomadas de decisão, manipula base de dados mono ou multiusuário, utiliza ferramentas de programação visual, e elabora programas em linguagens de alto nível, efetua e avalia testes nos programas desenvolvidos. Também atua no projeto e desenvolvimento de sistemas computadorizados, através de metodologia adequada, aplica técnicas de gerenciamento de Banco de Dados em modelos práticos, e elabora pesquisa de produtos e custos para instalação de redes de computadores, elabora e especifica projeto de redes de computadores, executa a instalação de rede física e testes de funcionamento, desenvolve programas em linguagens comercialmente utilizadas e Projetos Lógicos e Físicos destinados a atender às necessidades de informatização e automatização de setores administrativos de uma empresa, dentre outras atividades.

Mais informações

Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio

Atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica. Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Desenho técnico. Projetos mecânicos. Materiais. Medição. Processos de fabricação. Componentes de máquinas. Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Comando numérico computadorizado (CNC).Projeto e manufatura assistidos por computador (CAD/CAM). Máquinas térmicas. Manutenção e instalação de equipamentos. Possibilidades de atuação: Indústrias. Fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos. Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. Prestadoras de serviço.

Mais informações

Técnico em Qualidade Integrado ao Ensino Médio

Colabora na elaboração de manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios dos processos de qualidade das empresas. Registra, o controle da qualidade, em formulários específicos e de acordo com as normas e padrões pré-estabelecidos. Atua na elaboração e execução da auditoria interna da qualidade e acompanha a auditoria externa. Divulga os procedimentos de qualidade e propõe ações de informação e formação especifica. Identifica não conformidades em produtos e processos, suas possíveis causas e ações corretivas e preventivas.

Mais informações

Técnico em Sistemas de Energia Renováveis Integrado ao Ensino Médio

O perfil profissional do egresso do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável contempla o domínio do conhecimento necessário para atuar nas áreas de instalação, manutenção e projeto de sistemas de energia renovável. Realiza projeto, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis de energia; Coordena atividades de utilização e conservação de energia e fontes alternativas (energia eólica, solar e hidráulica); Segue especificações técnicas e de segurança, e realiza montagem de projetos de viabilidade de geração de energia elétrica proveniente de fonte eólica, solar e hidráulica em substituição às convencionais.

Mais informações (em breve).

Técnico em Telecomunicações Integrado ao Ensino Médio

O Técnico em Telecomunicações participa da elaboração de projetos de telecomunicações, atua na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática, incluindo a prestação de serviços, assistência técnica, elaboração de documentação técnica e treinamento de sistemas de telecomunicações. O profissional pode atuar em empresas de telefonia fixa e móvel, radiodifusão, indústrias de telecomunicações, agências reguladoras e provedores de internet, empresas de TV a cabo e laboratórios de desenvolvimento e pesquisa. Realiza programação de softwares específicos para equipamentos de telecomunicações, bem como, instalação de sistemas associados à Internet das Coisas (IoT).

Mais informações (em breve).

 


TÉCNICO CONCOMITANTE OU SUBSEQUENTE

Técnico em Edificações

Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Telecomunicações

Fim do conteúdo da página