Página inicial > Destaques > Projeto de aluno da Física é aprovado pela Fapesp

Projeto de aluno da Física é aprovado pela Fapesp

Publicado: Quarta, 15 de Maio de 2019, 15h46 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

O estudo sobre é sobre detectores de radiação UV

Aluno do terceiro semestre do curso de Licenciatura em Física do campus São Paulo, Maicon Gois Magalhães, receberá bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), para desenvolver o projeto “Estudo da resposta termoluminescência e luminescência opticamente estimulada de Al2O3: C, Mg para radiação UV”.

O orientador da pesquisa, Prof. Dr. Neilo Trindade, nos contou que no segundo semestre de 2018 teve a oportunidade de ministrar uma disciplina para o Maicon, e foi nesse período que o discente conheceu e interessou-se pelos trabalhos de pesquisa na área de dosimetria. “Diante de tal interesse, então o convidei para submeter um projeto de pesquisa vinculado a FAPESP, visto que o aluno possuí um ótimo nível desempenho nas disciplinas de graduação, aliado a excelentes cartas de recomendação dos seus demais professores” afirmou o orientador. Maicon Gois conta que desde criança teve interesse pela ciência, segundo ele “durante o ensino fundamental eu tive uma relação próxima com as disciplinas de matemática e ciências, mas foi apenas durante o ensino médio que definitivamente área da física me causou interesse”.

O Prof. Neilo Trindade complementa a importância desse trabalho “Apesar do Al2O3: C, Mg terem sido fortemente investigados na literatura para atuarem em dosimetria clínica, não há relatos quanto a aplicações em dosimetria ambiental, por exemplo, monitoração de radiação UV. Diante de tal fato, sendo a radiação UV nociva e podendo ser cancerígena, se faz necessário a investigação de novos materiais com sensibilidade à radiação UV”. O projeto é uma continuidade do seu trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIFSP).