Página inicial > Destaques > Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas nas 3 Fronteiras

Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas nas 3 Fronteiras

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 11h41 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

m3c3f

Entre os 02 a 04 de outubro de 2019 aconteceu a quarta edição do Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas nas 3 Fronteiras (MEC3F) que somou 350 inscritos e mais de 170 trabalhos submetidos e apresentados por pôster ou via oral, envolvendo estudantes do IFSP e outras instituições: IFPR, UNILA, UNIOESTE, UPE (Paraguai), UNaM (Argentina), UNA (Paraguai), USP, UNESP, SENAI. Também participaram estudantes de várias áreas do conhecimento e de vários níveis (superior, pós-graduação e técnico nível médio) com desempenhos extraordinários.

O evento ocorreu dentro do Polo Tecnológico de Itaipu (PTI) com a colaboração de outros professores de outras Instituições da Argentina e do Paraguai e é um evento gratuito. Por ser um evento em ciências aplicadas, o MEC3F consegue acolher diversas áreas do conhecimento e incentiva os estudantes a participarem com seus trabalhos, pesquisas e ter a oportunidade de conviver e trocar informações com outras culturas e instituições enriquecendo o seu currículo.

Os trabalhos completos estão publicados na revista The Academic Society Journal, indexada pela CrossRef (https://www.theacademicsociety.net/tasj).

m3c3f2

O Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas nas 3 Fronteiras (MEC3F) é a concretização de um ideal de três professores do Instituto Federal de São Paulo, Eduardo Bock, Sergio Araki e Isac Fujita que, em uma visita técnica à Usina de Itaipu, sonharam em promover uma integração entre departamentos dentro do IFSP para divulgar seus trabalhos de pesquisa do mestrado em engenharia mecânica e controle e automação.

Deste sonho nasceu a primeira edição do MEC3F como parte da programação da visita técnica à Itaipu. Este ocorreu dentro das dependências do Hotel Dom Pedro I Palace (Foz do Iguaçu) que gentilmente cedeu um espaço para este evento com a apresentação de 17 trabalhos. A partir da segunda edição contou-se com a colaboração de outros professores do IFSP, Tarcisio Leão, Jose Carlos Jacintho, dentre outros e da UNILA, professores Marcelo, Rodrigo Basso, Adalberto, Fabio Plut, dentre outros.