Página inicial > Destaques > Câmpus São Paulo inaugura laboratório de pesquisa multiusuário

Câmpus São Paulo inaugura laboratório de pesquisa multiusuário

Publicado: Quarta, 21 de Julho de 2021, 17h38 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Espaço, adequado por meio de recursos RTI-Fapesp, presta homenagem a professor do IFSP

DSC03955

O Câmpus São Paulo entregou, no dia 20 de julho, a estrutura do novo Laboratório de Pesquisa RTI – FAPESP “Professor Doutor William Portilho de Paiva”. A solenidade contou com a presença de diretores do Câmpus São Paulo, representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e de amigos e familiares do professor William Paiva, docente do Câmpus Salto do IFSP, que faleceu no mês de junho, deste ano.

Localizado no piso superior do Bloco A do câmpus, o espaço foi adequado por meio de fomento de recursos da RTI – Reserva Técnica para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), num montante total de R$ 56.430,00, que permitiu a adequação de infraestrutura do laboratório de pesquisa multiusuário, além da aquisição de equipamentos que sejam comuns às áreas de pesquisa do campus buscando proporcionar uma infraestrutura coletiva.

Segundo professor Neilo Trindade, responsável pelo novo laboratório, desde a transformação em Instituto Federal e sua rápida expansão para todas as regiões do Estado de São Paulo, esforços significativos têm sido realizados para levar a possibilidade de pesquisa científica e tecnológica a todas as unidades da instituição. “O IFSP tem bons números em publicações quando se considera que é uma Instituição com pouco mais de 10 anos em termos de pesquisa”, afirmou o professor. Porém, um obstáculo na eficiência da pesquisa no IFSP, segundo Trindade, é que a maioria dessa produção é realizada usando infraestrutura de outras instituições, em sua maioria, com a USP, UNESP, Unicamp e UFSCar. “Portanto, apesar das colaborações científicas serem importantes, por exemplo, na utilização de equipamentos de alto valor que estão alocadas em Instituições tradicionais; também é importante que o IFSP tenha certa autonomia de pesquisa, aumentando a quantidade de projetos de iniciação científica, mestrado, e futuramente até doutorado”, complementa.

A RTI tem como objetivo incentivar a pesquisa dentro do IFSP, motivando os pesquisadores da Instituição e atraindo novos pesquisadores como novos professores, alunos de iniciação científica, de mestrado e até, futuramente, doutorandos. Com esse apoio em infraestrutura, o laboratório de pesquisa multiusuário dará suporte aos grupos de pesquisa que têm relações com a FAPESP, assim como irá fomentar a geração de novos grupos de pesquisa que poderão futuramente se relacionar com a mesma agência.

Além disso, o investimento da RTI incluirá alguns materiais permanentes a serem alocados no IFungiLab coordenado pelo Prof. Nelson Menolli Jr. (Processo: 18/15677-0) e cujo projeto em andamento visa também a colaboração conjunta com o projeto coordenado pelo Prof. Neilo Trindade (Processo: 19/05915-3) e demais pesquisas a serem realizadas de forma conjunta com outros professores, departamentos e instituições.

DSC03939Justa homenagem. O laboratório leva o nome do docente do Câmpus Salto, professor doutor William Portilho de Paiva, que faleceu em decorrência de complicações da COVID-19 no dia 27 de junho deste ano. Durante a apresentação, falas emocionadas de familiares, e amigos do docente, destacaram a sua trajetória no câmpus, e o seu comprometimento com a instituição.

Ingresso no IFSP em 2011, William Paiva era graduado em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec-SO), com mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Campinas (Unicamp), possuía diversos trabalhos na área de Engenharia Mecânica, Mecânica dos Sólidos, Projetos de Máquinas publicados em artigos, anais de congressos e outras apresentações, além de coordenar projetos de iniciação científica.