Curso de Extensão: Moodle para Educadores - Percurso Formativo
Curso de Extensão: Moodle para Educadores - Percurso Formativo
Modalidade: EaD
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: docentes e profissionais que atuam na Educação a Distância ou que queiram utilizar o ambiente virtual como apoio ao ensino presencial ou híbrido.
Elaboração: Coordenadoria de Educação a Distância do Campus São Paulo (CED-SPO)
O curso EaD está disponível na plataforma Aprenda Mais da SETEC/MEC e pretende fomentar a montagem de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem colaborativos em plataformas Moodle, possibilitando que o cursista se aproprie das especificidades do Moodle, aprenda a configurar recursos e atividades, bem como reflita sobre como estruturar um ambiente virtual de ensino e aprendizagem de forma a promover a interação neste espaço, tanto entre os próprios estudantes, como entre eles e o professor. Como resultado, espera-se que o cursista tenha se apropriado das especificidades do Moodle, aprendido a configurar recursos e atividades, bem como estruturar um ambiente virtual de ensino e aprendizagem de forma a promover a interação neste espaço, tanto entre os próprios estudantes, como entre eles e o professor. O curso aborda os seguintes conteúdos:
- Processos educacionais on-line na EaD e nos cursos presenciais:
1.1 - Breve história da EaD;
1.2 - O papel do professor na EaD;
1.3 - O papel da equipe multidisciplinar na EaD;
1.4 - O uso do ambiente virtual como apoio ao ensino presencial ;
1.5 - O que é moodle?
- Aspectos importantes para a elaboração de um curso no Moodle:
2.1 - Navegando pelo Moodle como professor;
2.2 - Recursos e atividades;
2.3 - Formato de curso;
2.4 - Layout, linguagem e estratégias didáticas;
2.5 - Seleção e produção de materiais educacionais.
- Simulando a montagem de um curso no Moodle:
3.1 - Estruturação de um curso no moodle;
3.2 - Configuração de recursos (rótulos, arquivos, pastas, URLs, páginas e livros);
3.3 - Configuração de atividades (fóruns, tarefas, questionários e webconferências).
- Administrando um espaço virtual Moodle:
4.1 - Inscrição e comunicação com alunos;
4.2 - Organização de grupos e agrupamentos de alunos;
4.3 - Avaliação, valoração e encadeamento das atividades;
4.4 - Análise de relatórios dos logs dos alunos;
4.5 - Reutilização do curso (backup, reconfiguração e restauração).
Uma vez realizado o cadastro e login na plataforma Aprenda Mais, o acesso ao curso pode ser feito diretamente pelo link: https://aprendamais.mec.gov.br/course/search.php?search=moodle
Redes Sociais