Macroprojetos - Linhas de Pesquisa: Epistemologias e tendências pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática
Projeto 01: Epistemologias e tendências pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática
Este projeto abarca investigações sobre a produção do conhecimento em Ciências e Matemática, concentrando-se na intrincada relação entre a estrutura epistemológica dessas disciplinas e suas implicações diretas na construção de práticas didáticas e metodologias específicas para o ensino em ambientes formais e não-formais. Serão valorizadas pesquisas envolvendo: concepções de currículo e implementação curricular nos diversos níveis de ensino; análises críticas da complexidade envolvida no conhecimento científico; reflexões sobre linguagem e representações próprias das Ciências e da Matemática em contextos educacionais; tendências pedagógicas; diálogos entre ciência, arte e cultura; estudos etnico raciais e decoloniais; análise e elaboração de materiais didáticos; e história, filosofia e sociologia da ciência no ensino. Por meio deste projeto, almeja-se contribuir significativamente para a fundamentação de práticas educacionais alinhadas com as demandas complexas do ensino de Ciências e Matemática.
Projeto 02: Políticas educacionais, currículo, equidade e avaliação no Ensino de Ciências e Matemática.
Este projeto tem como objetivo primordial a análise crítica de políticas educacionais, especialmente no que se refere a currículo, equidade e avaliação. Busca-se, assim, contribuir na consolidação de boas práticas ou atuar na identificação, análise e proposição de inovações, por meio de parcerias colaborativas entre a educação básica e as instituições de ensino superior, para promover a equidade e aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Ciências e Matemática em contextos de educação formal e não formal. Além disso, o projeto se propõe a contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas de avaliação e acompanhamento do desempenho educacional, visando uma análise mais holística e abrangente. A interconexão entre os diferentes subprojetos é essencial para alcançar uma compreensão integrada das políticas educacionais, permitindo a formulação de recomendações e propostas embasadas que possam impactar positivamente o sistema educacional, promovendo uma educação mais equitativa e de qualidade socialmente referenciada.
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