Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
PESQUISA

Os estudantes de Engenharia Civil do Campus São Paulo apresentaram quatro trabalhos, sendo dois no 27º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (Cobem) e dois no 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), realizados no 2º semestre

Publicado: Sexta, 29 de Dezembro de 2023, 11h27 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 08h29

matheus cobemMatheus Alves Lopes teve dois trabalhos aprovados para o Cobem, realizado em Florianópolis entre os dias 04 e 08 de dezembro. Este evento é o principal da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e reúne apresentações e discussões de temas estratégicos, produção científica e tecnológica.

Os trabalhos apresentados foram “Technological tests on ABS specimens” e “Application of turbine prototyping for teaching hydraulic works”, ambos na categoria “Engineering Design”.

Para o estudante “a importância de participar nesses congressos está compreendida por todo o processo de desenvolvimento e lapidação do meu perfil acadêmico e por conhecer autores e seus respectivos trabalhos incríveis, ao longo dessa jornada”, conta.

Ele também apresentou o trabalho “Prototipagem de hélice hidráulica com impressão 3D”, no Encontro de Iniciação Científica e Pós-graduação do IFSP 2023 (EICPOG).

 

Cobenge 2023 

No Cobenge 2023, ocorrido entre os dias 18 a 20 de setembro, no Rio de Janeiro, o aluno Vinícius Nogueira Lopes Polido, em coautoria com Matheus, apresentou a pesquisa “Prototipagem de turbidímetro de baixo custo com impressão 3D para uso no ensino", na sessão técnica da área temática “Temas Transversais à Educação em Engenharia”.

vinicius e matheus

De acordo com os organizadores do evento, trata-se do “mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil”, que reúne gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional.

Vinícius conta como foi a experiência: “Foi um período de bastante pesquisa e desenvolvimento pessoal e coletivo compreendendo tanto a cultura maker quanto pesquisas laboratoriais. Poder viajar para outro estado e apresentar nosso trabalho para outras pessoas do mundo da pedagogia voltada à engenharia foi muito gratificante e uma experiência única de compartilhamento de conhecimento. Antes de iniciar a pesquisa com a Dra. Adriana e o Matheus, não imaginei que chegaria a tanto”.

Outro trabalho apresentado no mesmo congresso foi o do aluno Robson Luis da Silva, intitulado “Aprendizagem baseada em projetos: aulas de topografia para ensino superior”. 

Os trabalhos foram produzidos durante a participação no programa de iniciação científica e Tecnológica do IFSP,  sob a orientação da professora do Campus São Paulo, Adriana Marques.

Foto 1: Matheus Alves Lopes no Cobem 2023.

Foto 2: da esquerda para a direita, Vinícius Nogueira Lopes Polido e Matheus Alves Lopes, no Cobenge 2023.

Fim do conteúdo da página