Página inicial > Comunidade IFSP Público > Os estudantes de Engenharia Civil do Campus São Paulo apresentaram quatro trabalhos, sendo dois no 27º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (Cobem) e dois no 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), realizados no 2º semestre
PESQUISA

Publicado: Sexta, 29 de Dezembro de 2023, 11h27 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 08h29

matheus cobemMatheus Alves Lopes teve dois trabalhos aprovados para o Cobem, realizado em Florianópolis entre os dias 04 e 08 de dezembro. Este evento é o principal da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e reúne apresentações e discussões de temas estratégicos, produção científica e tecnológica.

Os trabalhos apresentados foram “Technological tests on ABS specimens” e “Application of turbine prototyping for teaching hydraulic works”, ambos na categoria “Engineering Design”.

Para o estudante “a importância de participar nesses congressos está compreendida por todo o processo de desenvolvimento e lapidação do meu perfil acadêmico e por conhecer autores e seus respectivos trabalhos incríveis, ao longo dessa jornada”, conta.

Ele também apresentou o trabalho “Prototipagem de hélice hidráulica com impressão 3D”, no Encontro de Iniciação Científica e Pós-graduação do IFSP 2023 (EICPOG).

Cobenge 2023

No Cobenge 2023, ocorrido entre os dias 18 a 20 de setembro, no Rio de Janeiro, o aluno Vinícius Nogueira Lopes Polido, em coautoria com Matheus, apresentou a pesquisa “Prototipagem de turbidímetro de baixo custo com impressão 3D para uso no ensino", na sessão técnica da área temática “Temas Transversais à Educação em Engenharia”.

vinicius e matheus

De acordo com os organizadores do evento, trata-se do “mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil”, que reúne gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional.

Vinícius conta como foi a experiência: “Foi um período de bastante pesquisa e desenvolvimento pessoal e coletivo compreendendo tanto a cultura maker quanto pesquisas laboratoriais. Poder viajar para outro estado e apresentar nosso trabalho para outras pessoas do mundo da pedagogia voltada à engenharia foi muito gratificante e uma experiência única de compartilhamento de conhecimento. Antes de iniciar a pesquisa com a Dra. Adriana e o Matheus, não imaginei que chegaria a tanto”.

Outro trabalho apresentado no mesmo congresso foi o do aluno Robson Luis da Silva, intitulado “Aprendizagem baseada em projetos: aulas de topografia para ensino superior”.

Os trabalhos foram produzidos durante a participação no programa de iniciação científica e Tecnológica do IFSP,  sob a orientação da professora do Campus São Paulo, Adriana Marques.

Foto 1: Matheus Alves Lopes no Cobem 2023.

Foto 2: da esquerda para a direita, Vinícius Nogueira Lopes Polido e Matheus Alves Lopes, no Cobenge 2023.