Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Comunidade IFSP Público > "Nanotecnologia: a última fronteira da Ciência" (09 de novembro, 10h, Auditório Aldo Ivo)
Início do conteúdo da página
PALESTRA

"Nanotecnologia: a última fronteira da Ciência" (09 de novembro, 10h, Auditório Aldo Ivo)

Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 14h32 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 10h52

A área de Física da Diretoria de Ciências e Matemática (DCM) convida para a palestra do professor Dr. Delmarcio Gomes, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQUSP), sobre a temática de ensino de nanotecnologia.

Além de tratar dos conceitos e tecnologias associadas, serão feitas demonstrações experimentais e a apresentação de um kit educacional disponível gratuitamente, aos alunos e colegas interessados em trabalhar com a temática de nanociência/nanotecnologia nas salas de aula.

A palestra será às 10h desta sexta-feira, dia 09 de novembro, no Auditório Aldo Ivo. 


NANOTECNOLOGIA: A ÚLTIMA FRONTEIRA DA CIÊNCIA                         

Conhecer e especular a respeito do que o futuro nos reserva é desejo de muitos, por isso, essa palestra convida você a descobrir de que forma os avanços da Nanotecnologia impactarão o amanhã em nossas vidas. Essa nova área da ciência trabalha com materiais muitos pequenos, com dimensões nanométricas (1 mm dividido 1 milhão de vezes) e nesse mundo invisível aos nossos olhos, novos fenômenos acontecem e surpreendentes propriedades surgem desses nanomateriais. Nesse encontro, vamos mostrar como que diferentes áreas do conhecimento se conectam no desenvolvimento de novas soluções para os problemas da sociedade e do meio ambiente. Você será apresentado ao que há de mais inovador em termos de tendências científicas e tecnológicas, indo desde o uso de nanopartículas para tratamento do câncer, medicamentos inteligentes, passando pelas novas alternativas para despoluição da água, chegando até aos produtos já disponíveis no mercado, como as roupas que não sujam e não molham, prédios inteligentes e sustentáveis, entre muitas outras inovações. Venha descobrir a Nanotecnologia! Ao acessar essa última fronteira da Ciência, você irá perceber que o “mundo nano” está presente no nosso dia-a-dia mais do que você imagina. 


Delmárcio Gomes é Licenciado e Bacharel em Química (2009) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Concluiu o Doutorado em 2014 na Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Henrique Toma, com ênfase em Nanotecnologia Aplicada ao Petróleo. Atuou como pesquisador da Petrobras (2014 – 2016) em projeto de pesquisa de recuperação de petróleo usando nanopartículas magnéticas. Atualmente, é professor contratado do Instituto de Química da USP e trabalha com ensino e divulgação da Nanotecnologia em escolas públicas e privadas de SP, por meio de cursos e palestras. Ganhou o Prêmio Jabuti 2017, 1º Lugar na categoria Engenharia e Tecnologias com o livro “Nanotecnologia Experimental” – Editora Blucher. Recentemente, lançou a cartilha "NANOTECNOLOGIA PARA TODOS", um material gratuito para divulgação da Nanotecnologia, apoiado pelo Banco Santander em parceria com a Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP. 

Fim do conteúdo da página