Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Comunidade IFSP Público > Professor da área de Biologia publica artigo em parceria com pesquisadores de 30 países.
Início do conteúdo da página
Artigo científico

Publicado: Quarta, 27 de Janeiro de 2021, 15h47 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 16h29

O professor do Departamento de Ciências da Natureza a Matemática do Câmpus São Paulo (subárea de Biologia – SAB), Nelson Menolli Junior, em parceria com 126 autores de 30 países, publicou no último dia 19 de janeiro de 2020 o artigo intitulado “FungalTraits: a user-friendly traits database of fungi and fungus-like stramenopiles”.

O artigo foi publicado na revista “Fungal Diversity”, uma das principais publicações internacionais de micologia que abrange diversidade, sistemática e filogenia molecular de fungos. A revista é classificada como Qualis A1 pela Capes e com fator de impacto de 15.386.

O estudo introduz um banco de dados de caracteres de fácil utilização e que opera em níveis de hipótese de gênero e espécie, o FungalTraits. Para isso, os autores fizeram a classificação em várias categorias ecológicas (guildas) de quase 700.000 sequências de DNA de fungos e “fungus-like” organismos (Straminopila), correspondendo a 10.361 gêneros de aproximadamente 92.000 espécies.

O estudo foi liderado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Tartu (Tartu, Estônia) e contou com a colaborações quatro instituições brasileiras, incluindo o IFSP, e pesquisadores de 30 países (África do Sul, Alemanha, Austrália, Bangladexe, Bélgica, Brasil, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Estônia, Hungria, Índia, Irã, Itália, Japão, Letônia, México, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polônia, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suécia e Tailândia).

O trabalho completo está disponível para download gratuito no site da revista.

Assunto(s): Artigo científico