Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Comunidade IFSP Público > Clube do Livro BFM discute obra de Carolina Maria de Jesus
Início do conteúdo da página
CLUBE DO LIVRO BFM

Clube do Livro BFM discute obra de Carolina Maria de Jesus

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 18h04 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 11h17

A Biblioteca Francisco Montojos promoveu no último dia 08 de julho o encontro do Clube do Livro BFM que discutiu a obra "Quarto de despejo: diário de uma favelada", de Carolina Maria de Jesus. A discussão envolveu muitos assuntos, uma vez que Carolina relata os fatos que envolvem sua vida e a comunidade em que viveu, a favela do Canindé.

A servidora Lucimara del Pozzo Basso iniciou a conversa comentando exatamente sobre essa variedade de temas tocantes, como a fome, a miséria, a violência, infância na favela, grupos étnicos ou sociais e seus preconceitos, política, etc. A autora discursa sobre todos esses temas, mas não como temáticas distantes, mas estando ela e seus filhos totalmente mergulhados, vivenciando cada dificuldade que elas representam. E a fome está entre os temas mais tocantes desse livro, que é relatado em praticamente todos os dias que foram descritos por Carolina.

A aluna Fernanda Bueno salientou uma importante e preocupante informação, a de que o Brasil entra novamente para o mapa da fome em 2022, indicando o quanto o país ainda precisa avançar em relação a uma história descrita e vivenciada no fim da década de 50.

Além dessas temáticas marcantes, o encontro geográfico da autora com toda a comunidade do IFSP é muito destacada no livro, pois Carolina descreve as ruas, os endereços, a natureza que a envolve por onde ela anda. E através dos recursos do Google Maps, é possível visualizar alguns desses locais citados no livro:

8 9

Sobre o próximo encontro:

Ficou definida a data de 12/08/2022 às 19 horas. A aluna Fernanda Bueno escolheu a próxima leitura que será: Ensaio sobre a cegueira/José Saramago.

O link para inscrição segue o mesmo: https://forms.gle/BjGJ3GezSrNfMTDp7.

 

Fim do conteúdo da página