Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Comunidade IFSP Público > O Câmpus São Paulo participou, em 29 de março, de nova conversa com o vereador da cidade de São Paulo, Eliseu Gabriel.
Início do conteúdo da página
Segurança

O Câmpus São Paulo participou, em 29 de março, de nova conversa com o vereador da cidade de São Paulo, Eliseu Gabriel.

Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 19h36 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 10h18
Crédito: Marilene dos Santos Assis
imagem sem descrição.

Conforme havia sido acordado no último encontro com o vereador, ocorrido em 28 de fevereiro, foi entregue um ofício detalhado sobre a situação do entorno do câmpus, escrito em conjunto com a Emef Infante Dom Henrique (escola vizinha ao câmpus) e o Shopping D.

Estiveram presentes no encontro o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do câmpus, Francisco Nakamoto, a Diretora Adjunta de Administração, Simone Mendes Delphino, o  membro do Conselho Superior do IFSP, Clayton Lima da Silva, o diretor da Emef Infante Dom Henrique, Cláudio Marques Neto e o superintendente do Shopping D, Germano Roggia. Além deles, também participaram o Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana (GCM) da cidade, inspetor superintendente Agapito Marques e o superintendente de planejamento, inspetor Narciso Casimiro Filho.

O foco da reunião foram os problemas de segurança enfrentados pela comunidade do entorno do câmpus, números em crescimento divulgados em diversos veículos de comunicação nos últimos dias. O levantamento do Monitor da Violência do portal de notícias g1, em parceria com o programa Fantástico – feito com base nas ocorrências do site da Transparência da Secretaria de Segurança Pública do estado –, mostra que só na região do Pari, onde o câmpus está localizado, foram quase 7 mil ocorrências de roubos e furtos de celular no último ano, para citar apenas um exemplo do tipo de insegurança que a comunidade vem sofrendo. Já no ranking das ruas com mais crimes no mesmo período, estão Avenida do Estado e Cruzeiro do Sul, respectivamente em segundo e terceiro lugares. 

O vereador reconheceu que a região carece da presença do poder público e que a GCM poderia ajudar a minimizar a questão da violência do entorno. A possibilidade da instalação de uma base da GCM próxima ao câmpus já havia sido levantada anteriormente e, com a reunião, a viabilidade da ação foi novamente colocada em pauta.

Desdobramentos

No dia 30 de março, representantes da GCM presentes na reunião com o vereador ocorrida no dia anterior, realizaram uma visita ao câmpus e ao entorno.

O vereador Eliseu Gabriel, em conjunto com assessores, também acompanhou a visita e entendeu que a situação da violência é crítica e merece total atenção do poder público.

O vereador conheceu, ainda, o laboratório do iFungiLab no câmpus, elogiou as instalações afirmando que essa e outras ações de pesquisa da escola não podem ser suplantadas pelos problemas de segurança da região. 

Confira aqui o ofício entregue ao vereador. 

 

Assunto(s): Segurança
Fim do conteúdo da página