Alunas de Engenharia do Campus São Paulo apresentam pesquisas em congresso internacional na Argentina
Nos dias 30 e 31 de outubro de 2025, as estudantes Hadassa Abreu Lima Souza, do terceiro semestre de Engenharia de Produção, e Victória Guilhotti Magalhães, do sexto semestre de Engenharia Mecânica, representaram o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no XVIII Congresso Internacional de Engenharia de Produção – Coini 2025. O evento foi realizado na Faculdade de Engenharia e Ciências Agrárias da Pontifícia Universidade Católica da Argentina (UCA), no campus Puerto Madero “Papa Francisco”, em Buenos Aires.
Orientada pelo professor Dr. Rodrigo Ribeiro de Oliveira, Hadassa apresentou o trabalho “Sistema de transporte subterráneo en ciudades latinoamericanas: un análisis de las calificaciones de Google Maps de las principales estaciones de São Paulo y Buenos Aires”. Já Victória, orientada pelo professor Dr. Mauro Machado de Oliveira, expôs a pesquisa “Optimización Topológica en Manufactura Aditiva: Análisis del Diagrama de Voronoi en Piezas de ABS y PLA”. Ambas as pesquisas foram desenvolvidas com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Com o tema “Engenharia Industrial e os Desafios do Desenvolvimento”, o congresso reuniu pesquisadores e profissionais de diversos países, promovendo debates sobre inovação, processos produtivos e desafios tecnológicos. A participação das alunas e docentes foi financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) do IFSP — por meio do PIPDE, do PIPECT e da Reserva Técnica de Iniciação Científica da Fapesp - além do apoio dos próprios participantes.
A presença do IFSP no Coini também fortaleceu parcerias acadêmicas com a Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Os professores Gabriel Crespi e . Marcelo Tittonel, da UNLP, estiveram envolvidos como coautores e participaram das atividades, ampliando o intercâmbio científico entre as instituições.
Para o professor Mauro Machado de Oliveira, a participação no congresso “enriquece e coroa os trabalhos desenvolvidos, colocando o IFSP no cenário internacional e abrindo caminho para novas cooperações”. Já o professor Rodrigo Vidonscky Pinto ressaltou a oportunidade de conhecer a infraestrutura e os laboratórios da UCA, ampliando o benchmarking de boas práticas.
As estudantes também avaliaram positivamente a experiência internacional. Hadassa destacou o aprendizado acadêmico e cultural, especialmente o desafio de apresentar em outra língua e de vivenciar o sistema de transporte de Buenos Aires, tema central de sua pesquisa. Victória ressaltou o impacto pessoal e acadêmico da viagem: “Aprendi que, quando realmente queremos, podemos superar qualquer adversidade”.
De acordo com o professor Rodrigo Ribeiro de Oliveira, o fortalecimento da internacionalização no IFSP é resultado de ações articuladas pela PRP e pela Coordenação de Relações Internacionais (Arinter), que vêm ampliando a presença da instituição em eventos de grande relevância no exterior.
Para o professor . Gabriel Crespi, o encontro representa “um passo adiante na colaboração entre as instituições”, com potencial para impulsionar o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa e a transferência de tecnologia.
A participação das estudantes no Coini 2025 reafirma o compromisso do IFSP com a formação acadêmica de excelência e com a ampliação das oportunidades de internacionalização para seus alunos e docentes.
Foto 1: aluna Hadassa apresentando o trabalho.
Foto 2: aluna Victória durante apresentação do estudo.
Redes Sociais