Página inicial > Comunidade IFSP > Em 14 de fevereiro, membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) do Câmpus São Paulo, ministraram a reflexão “A construção de um espaço educativo antirracista”.
Dinâmica

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 11h10 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 11h33

IMG 2025 MOD

A atividade ocorreu durante a semana de acolhimento dos alunos ingressantes, para os estudantes do primeiro ano matutino e vespertino do curso técnico integrado ao ensino médio em mecânica.

De acordo com os professores palestrantes, Wesley Nascimento e Adriana Marques (Neabi) e Thais Mateus e Flavio Kishi (Nugs), “É urgente a adoção de práticas antirracistas, dado os frequentes casos de racismo, especialmente nos espaços escolares. Desta forma, propomos uma discussão com os ingressantes do curso técnico em mecânica integrado ao ensino médio para refletir sobre a temática e projetar soluções voltadas para formação de uma comunidade escolar antirracista”.

Professor Wesley Nascimento, que também é coordenador do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, enfatizou a importância desse tipo de atividade para os alunos: “por meio de palestra e dinâmica, foram abordados os temas diversidade de gênero e racismo estrutural, para mostrar que somos todos diferentes e temos que respeitar as diferenças”.

A aluna do primeiro ano vespertino, Giovanna Rodrigues, contou como foi a experiência de participar da reflexão: “foi feita uma palestra sobre racismo que nos ensinou muitas coisa. Também fizeram uma dinâmica com a gente, escolhendo dois alunos para identificar quem era preto, pardo ou branco. Depois perguntaram se a gente se sentia bem onde a pessoa tinha nos colocado e cada um deu o seu ponto de vista. No final fizemos uma reflexão sobre  a atividade feita e foi muito bom ver que todos tinham o mesmo pensamento sobre o racismo”, finaliza.