O Campus São Paulo deu mais um passo rumo à revitalização do espaço conhecido como “bosque”, uma área arborizada de aproximadamente 5 mil m² localizada no centro do campus.
O projeto de ensino "O bosque é nosso", de caráter interdisciplinar e participativo, realizou entre dezembro de 2024 e março de 2025 uma série de estudos e uma ampla pesquisa junto à comunidade acadêmica.
Com 413 respostas de estudantes e servidores, o levantamento revelou a relevância do bosque como espaço de lazer, descanso e contato com a natureza. De acordo com as respostas obtidas, o local é percebido – especialmente pelos estudantes – como fundamental para o bem-estar físico e mental da comunidade. Entre os aspectos mais valorizados estão a preservação ambiental, a criação de áreas de descanso confortáveis e a reativação de espaços para convívio e estudo ao ar livre.
As percepções e sugestões reunidas foram sistematizadas em um relatório-síntese, disponível aqui.
A partir dos dados obtidos, o projeto inicia uma nova fase com a realização de oficinas e consultas públicas, que acontecerão ao longo do primeiro semestre de 2025. Essas atividades têm como objetivo aprofundar o diálogo com a comunidade interna e externa, contribuindo para a construção coletiva das diretrizes do futuro projeto paisagístico do bosque. O estudo preliminar será apresentado em breve.
Coordenado pelas professoras Ana Carolina Carmona, Aline Santos e Henrique Marins de Carvalho, o projeto conta com a participação de estudantes voluntários dos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo: André Cruz, Arthur Quintão, Fernanda Maia, Pedro Brito, Pietra de Lima e Rafael Funier.
Uma síntese dos resultados já pode ser conferida nos paineis informativos instalados no saguão principal do campus, próximo ao Auditório Ivo.
Redes Sociais