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Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) - 2024-2029 - 1ª Revisão

Publicado: Terça, 03 de Junho de 2025, 13h12 | Última atualização em Terça, 03 de Junho de 2025, 14h53

Local destinado a dar publicidade ao processo de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2029 - 1ª Revisão.

O que é o PDI ?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que define a missão da Instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. Faz parte do PDI a elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica.

O que é obrigatório em um PDI ?

Considerando a demanda de instrumentos de avaliação que permitam a análise e monitoramento do Planejamento Estratégico das IES, foi publicado o Decreto nº 5773/2006, instituindo a obrigatoriedade do PDI e descrevendo sua composição mínima que permitisse essa avaliação por parte do MEC. Posteriormente revogado pelo Decreto nº 9.235/2017, devento conter no mínimo os elementos descritos a seguir.

  1. missão, objetivos e metas da instituição em sua área de atuação;
  2. projeto pedagógico da instituição, que conterá, entre outros, as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão;
    1. cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos
  3. https://drive.ifsp.edu.br/s/yr9YmRbPxA53Roe organização didático-pedagógica da instituição;
  4. oferta de cursos e programas de pós-graduação lato e stricto sensu, quando for o caso;
  5. perfil do corpo docente e de tutores de educação a distância;
  6. organização administrativa da instituição e políticas de gestão;
  7. projeto de acervo acadêmico em meio digital;
  8. infraestrutura física e instalações acadêmicas;
  9. demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras;
  10. oferta de educação a distância, especificadas.

*O que é o Projeto Pedagógico Institucional (PPI)?"}
É um instrumento teórico-metodológico que define a política educacional para a Instituição, norteando as ações voltadas para a consecução de sua missão e de seus objetivos. O PPI faz parte do PDI, previsto no art. 16, II, do Decreto nº 5.773/2006.
O conteúdo do PPI abrange: a) a apresentação, b) o histórico da IES, c) o cenário e concepções atuais contemplando entre outros assuntos a educação, a sociedade, os desafios, as metodologias e compromisso da IES, d) o perfil do docente, e) o perfil do egresso, f) as políticas e diretrizes da IES e a g) bibliografia.
A construção do PPI é obrigatória pela Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O Decreto n.º 5.773, de 09 de Maio de 2006, criou a articulação entre o PPI e o PDI, visto ser o PPI um dos elementos do próprio PDI. Estes instrumentos, estão diretamente associados com as avaliações de cursos e processos de reconhecimento e credenciamento. Pode-se dizer que o PPI é um documento central que estabelece as políticas para tornar o acadêmico fiel à filosofia da IES. Enquanto que o PDI é instrumento de “alavancagem” institucional que deve estabelecer as ações para dar cumprimento às políticas expressas no PPI.

Como posso participar da elaboração do PDI ?

Você pode participar das discussões realizadas no seu câmpus e na reitoria, nos Fóruns de Desenvolvimento Institucional, respondendo as pesquisas que estarão disponível no site  ou mandando suas sugestões e perguntas para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Perguntas Frequentes

  • Como a comissão central irá tratar os casos de câmpus que não atenda os balizadores?

Resposta: Quem aprova o PDI é o CONSUP, a comissão central com o apoio da comissão de sistematização apenas organiza o processo de construção do PDI. Cabe porém ressaltar que o câmpus que não tiver o PDI aprovado, não poderá fazer mudanças nas ofertas de cursos e outras ações que precisam ser previstas nesse documento.

  • O que fazer se o campus identificar que a realidade local não permite o atingimento dos balizadores de mínimo 50% em cursos técnicos, mínimo de 20% em cursos de formação de professores e 10% de proeja?

Resposta: A lei de criação tem uma previsão de que em locais onde as demandas sociais pela formação em nível superior justificarem, o Conselho Superior poderá, com a anuência do Ministério da Educação, autorizar o ajuste da oferta desse nível de ensino, sem prejuízo do índice definido no caput deste artigo, para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º dessa mesma lei.

  • Como o campus avançado deve trabalhar a verticalização? Há algum impedimento para a abertura de cursos superiores de tecnologia ou de pós-graduação lato sensu?

Resposta: a portaria 1291/2013 dizia que Campus Avançado, vinculado administrativamente a um campus ou, em caráter excepcional, à Reitoria, e destinado ao desenvolvimento da educação profissional por meio de atividades de ensino e extensão circunscritas a áreas temáticas ou especializadas, prioritariamente por meio da oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada. Já a portaria 713/2021 que revogou a anteriormente citada, não cita essa priorização.

  • Qual a possibilidade de ofertar cursos na modalidade Proeja-FIC, tanto em nível fundamental quanto em nível médio? Dentro de qual balizador esse tipo de curso é considerado?

Resposta: O câmpus pode ofertar cursos nessa modalidade, se articulado com o ensino fundamental será considerado no balizador de outros cursos, já com o ensino médio contará nos 10% de Proeja que é incorporado aos 50% dos cursos técnicos.

  • Como o campus avançado deve trabalhar o balizador de 20% de formação de professores? É possível atendê-lo com cursos de formação continuada, especialização lato sensu, dentre outros? Ou somente licenciaturas?

Resposta: para o balizador de 20% em formação docente, são possíveis duas alternativas. Licenciaturas e/ou Pós-Graduação Lato Sensu na área de formação docente.

  • Qual deve ser a estrutura dos cursos de pós-graduação para atendimento do balizador de 20% de formação de professores?

Resposta: Para atender o balizador dos 20% de formação de professores, os cursos de pós-graduação deverão atender as premissas da Instrução Normativa PRP nº01, de 9 de maio de 2019. Em caso de dúvidas sobre o tema, as comissões locais podem direcionar suas dúvidas para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

  • Qual é a possibilidade de mudanças de campus 70/45 para 90/60? Os câmpus podem fazer o planejamento do PDI prevendo essa mudança?

Resposta: Não há no momento perspectivas para tal mudança, o PDI deve refletir um planejamento de acordo com a realidade prevista.

  • Os câmpus que pretendem implantar um curso, mas que não dispõe de recursos para essa implantação tais como instalações e força de trabalho, podem prever esses cursos no PDI?

Resposta: Caso não exista confirmação na previsão orçamentária para que as condições necessárias ocorram, recomenda-se não colocar no planejamento de ofertas. Na medida que tais condições sejam atendidas, caberá ao campus colocar essas implantações no processo de revisão do PDI. Caso essas condições ocorram fora dos períodos de revisão, caberá ao câmpus solicitar ao CONSUP uma revisão extraordinária, com as devidas justificativas.

  • Como devem ser lançados na planilha de impacto casos de professores que ministram aulas em áreas diferentes do concurso, por terem formação também em outra área, ou o PPC permitir tal adequação?

Resposta: Os lançamentos na planilha de impacto devem reproduzir ao máximo a realidade do câmpus, devendo as cargas horárias das disciplinas ser lançadas para os professores que ministram tais disciplinas. Dessa forma a planilha irá refletir o real impacto na adequação da força de trabalho.

PDI 2024-2029

PDI2024 2029

Os trabalhos para a estruturação do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP (PDI 2024-2029) tiveram início no mês de agosto de 2022, com a formação das comissões locais. O processo tem como premissa a análise do PDI vigente (2019-2023), para aprimoramento e alinhamento à realidade do momento atual do IFSP.

O PDI foi aprovado pelo Consup em setembro de 2024, veja a notíca no link: Aprovação do PDI 2024/2028

Comissão Local

Portaria nº SPO.108, de 22 Abril de 2025 - Designa Comissão Local para a Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) IFSP 2024 - 2029 do Campus São Paulo

Documentos Gerais

COMUNICADO N.º 2/2022 - DDI-PRD/PRO-PRD/RET/IFSP- Abertura do processo de Elaboração

COMUNICADO N.º 1/2022 - PRO-PRD/RET/IFSP - 1ª Formação da Comissões Locais

COMUNICADO N.º 1/2022 - PDI2024-2028/PRO-PRD/RET/IFSP - Cronograma de atividades das comissões

COMUNICADO N.º 1/2023 - PDI2024-2028/PRO-PRD/RET/IFSP - Reuniões nos Câmpus

COMUNICADO N.º 2/2023 - PDI-2024-2028/PRO-PRD/RET/IFSP - Reuniões nos Câmpus (correção de datas)

COMUNICADO N.º 3/2023 - PDI2024-2028/PRO-PRD/RET/IFSP - Prorrogação de entrega Missão, Visão e Valores

Instrução Normativa PRP nº01, de 9 de maio de 2019

Portaria 2218 - Aprova indicadores para o PDI 2019-2023 

Portaria Normativa RET_092_Regulamenta_as_Audiências_Pblicas_no_IFSP

Planilha de Impacto para download

Planilha de Impacto consolidada do IFSP para download

Estrutura de entrega do PDI2024/2028 para download

Modelo de entrega Missão, Visão e Valores

Modelo de Relatório de Análise dos Indicadores dos Câmpus para download

COMUNICADO N.º 4_2023 - PDI2024-2028_PRO-PRD_RET_IFSP - Entrega dos campi

Consulta Publica para escolha da missão, visão e valores do PDI 2024/2028

Consulta pública da política de Extensão 

Relatório da consulta pública da política de extensão

Consulta pública da política de Inovação

Relatório da consulta pública da política de inovação

Consulta pública da política de Pesquisa

Relatório da consulta pública da política de pesquisa

Consulta pública das políticas de Ensino e Assuntos Estudantis

Relatório da consulta pública da política de ensino

Relatório da consulta pública da política de ações estudantis

Consulta pública da política de Gestão de Pessoa

Relatório da consulta pública da politica de gestão de pessoas

Consulta Pública da Política de Ações Afirmativas

Relatório da consulta pública da política de ações afirmativas

Consulta Pública de Sustentabilidade Financeira e Infraestrutura

Relatório da consulta pública de sustentabilidade financeira e infraestrutura

Consulta Pública das Estratégias de Comunicação

Relatório da consulta pública das estratégias de comunicação

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 27/2024, DE 05 DE MARÇO DE 2024. Aprova o Capítulo da Pesquisa e Pós-graduação que irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 28/2024, DE 14 DE MAIO DE 2024. Aprova a Missão, Visão e Valores que irão compor e nortear o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028.

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 29/2024, DE 14 DE MAIO DE 2024. Aprova o capítulo com informações dos Campi e respectivos Planos de Ofertas de vagas que irão compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028.

 RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 30/2024, DE 04 DE JUNHO DE 2024  Aprova o capítulo Extensão que irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028.

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 31/2024, DE 04 DE JUNHO DE 2024. Aprova o capítulo Gestão de Pessoas que irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028.

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 32/2024, DE 04 DE JUNHO DE 2024. Aprova o capítulo Inovação que irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028.

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 35/2024, DE 02 DE JULHO DE 2024. Aprova o capítulo Política de Ensino e Ações Estudantis que irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028.

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 36/2024, DE 02 DE JULHO DE 2024. Aprova o capítulo Política de Ações Afirmativas que irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028.

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 37/2024, DE 08 DE AGOSTO DE 2024. Aprova o capítulo Estratégias de Comunicação que irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028.

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 38/2024, DE 08 DE AGOSTO DE 2024. Aprova o capítulo Infraestrutura e Sustentabilidade Financeira que irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028.

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 39/2024, DE 08 DE AGOSTO DE 2024. Aprova o capítulo Ambiental, Social e Governança que irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028.

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 40/2024, DE 08 DE AGOSTO DE 2024. Aprova o capítulo Planejamento Estratégico Institucional que irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028.

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 41/2024, DE 08 DE AGOSTO DE 2024. Aprova o capítulo Processo de Monitoramento e Revisão que irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028.

Relatório do processo de elaboração do PDI 2024/2028

RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP Nº 42/2024, DE 27 DE AGOSTO DE 2024. Aprova ad referendum o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2024 a 2028.

Fonte: IFSP

Assunto(s): PDI
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