Página inicial > Comunidade IFSP > Comunicado das entidades estudantis sobre os novos cortes de verbas no IFSP
Cortes de verbas

Comunicado das entidades estudantis sobre os novos cortes de verbas no IFSP

Publicado: Sábado, 20 de Agosto de 2016, 23h24 | Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2016, 09h43

As entidades e representações estudantis do IFSP – Campus São Paulo, repassam aos estudantes e para a comunidade o anúncio dos novos cortes na Educação, apresentados em reunião com a Direção-Geral, na presença do Diretor do Campus, no dia 17 de agosto. Alertamos para a gravidade destes cortes orçamentários que atacam as verbas do segundo semestre e estão previstos para o ano de 2017, podendo abater até 50% do orçamento da nossa Instituição.

O corte de verbas atingirá concretamente: pagamento das bolsas de iniciação e extensão e auxílios (PAP); realização de viagens técnicas; acerto das contas de água e luz; manutenção do restaurante estudantil; contrato de novos professores; continuidade das obras internas; demissão de terceirizados (limpeza e segurança).

Precisamos tomar medidas urgentes contra os cortes e reacender e ampliar as ações que fizemos no final do semestre passado, no momento em que MEC não liberou as verbas para recebimento das nossas bolsas de iniciação e auxílio permanência. Destacamos a capacidade da organização dos alunos (assembleias, paralisações, manifestações e mais atividades a serem sugeridas) em fazer valer os nossos direitos e garantir o que de fato é nosso. Reiteramos a independência das nossas ações em relação a qualquer governo federal, estadual ou municipal, que tira verba da Educação.

O propósito destes governos ao cortar as verbas é sucatear a Educação e arrebentar com o nosso direito à um ensino público, gratuito e de qualidade. Na segunda-feira [22 de agosto] nos reuniremos no IFSP para elaborar ações contra os cortes e organizar uma assembleia estudantil. Defendemos os INSTITUTOS FEDERAIS e UNIVERSIDADES FEDERAIS!

Assinam:

Grêmio Livre Estudantil Charlie Chaplin