Página inicial > Destaques > Professor do campus participa de livro sobre o ensino de espanhol nos Institutos Federais

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 14h25 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

O professor de língua espanhola do Campus São Paulo,  Jorge Rodrigues de Souza Júnior participou, nos dias 1º e 2 de junho de 2017, do Simpósio “O Ensino de Espanhol nos Institutos Federais".

O evento reuniu professores de espanhol de institutos federais de vários estados para o lançamento do livro “Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: cenário nacional e experiências didáticas”, organizado pelo docente Antonio Ferreira da Silva Júnior, do Cefet/RJ. Também foram realizadas palestras, mesas redondas e comunicações sobre o ensino de espanhol na rede federal.

Autor do capítulo “O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira no IFSP, Campus São Paulo: reflexões sobre o ensino de línguas estrangeiras em cursos técnicos e superiores”, o professor resgata a memória da oferta da língua espanhola nos cursos do campus e discute a importância do ensino de línguas estrangeiras para a formação não somente profissional mas também cidadã dos alunos dos cursos da instituição.

O professor ressalta a importância dessa publicação no cenário nacional, ao permitir conhecer a abrangência e o trabalho desenvolvido com a língua espanhola no âmbito das instituições da Rede Federal, um marco para a história do espanhol nos institutos federais. O docente também destaca que esse trabalho mostra a importância da manutenção do ensino dessa língua nos currículos do ensino médio, especialmente depois da aprovação da Lei federal n. 13.415/17, a lei da reforma do ensino médio.