Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Campus São Paulo promove Encontro sobre Documentação e Memória
Início do conteúdo da página

Campus São Paulo promove Encontro sobre Documentação e Memória

Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 15h26 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Encontro debateu a preservação da memória em instituições de ensino

DSCN6976

Aconteceu no campus São Paulo, na última quarta-feira, 25 de abril de 2018, o primeiro Encontro sobre Documentação e Memória: Patrimônio Histórico Educativo - I EDOME, promovido pela Coordenadoria de Documentação e Memória. O encontro, realizado no Auditório Ivo, teve como objetivo reunir professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação interessados em discutir o tema.

A abertura do evento foi feita pelo diretor-geral do campus, Luis Cláudio de Matos Lima Júnior, acompanhado do diretor de pesquisa, extensão e pós-graduação (DPE), Thomas Edson Filgueiras Filho e a coordenadora de Documentação e Memória (CDM), Alba Fernanda Oliveira Brito. A importância da preservação de memória e construção da história foram destacadas em falas.

DSCN6993 DSCN6987

Segundo o diretor Luis Claúdio, o campus avançou na parte arquivística desde a criação da CDM, há dois anos, e que a instituição trabalha para a implantação de um centro de memória. "A importância da preservação de um acervo histórico nos possibilita a não cometer os mesmos erros do passado", afirmou Luis Cláudio. Para o diretor da DPE, Thomas Edson, a CDM favorece a pesquisa em educação técnica e tecnológica. "A história das escolas técnicas se fundem com a própria história do Estado de São Paulo", disse Thomas. Alba Fernanda, coordenadora do CDM e organizadora do evento ressaltou o trabalho de gestão de documentos e memória do IFSP nos últimos dois anos. "A CDM não pode ser vista apenas como uma vitrine de objetos antigos, é uma cooperação de servidores e alunos para preservar a memória da instituição".

DSCN7010

Ao longo do dia, foram realizadas palestras e debates com a presença de pesquisadores de instituições sobre a construção da memória em instituições de ensino. Pela manhã, houve uma mesa redonda com a mediação da professora doutora Sueli S. S. Batista, do Centro Paula Souza, com a participação das professoras doutoras Carmen Sylvia Vidigal de Moraes (Feusp), Maria Cristina Menezes (Unicamp), Maria Lúcia Mendes de Carvalho (Centro Paula Souza) e Suzana Lopes Salgado Ribeiro (Unitau).  À tarde, palestras com a professora mestre Jacy Machado Barletta  (Cedem/Unesp) e Alba Fernanda O. Brito (IFSP/Campus São Paulo). Além de apresentação de pôsteres de trabalhos com o tema do encontro. Ao final do dia, o diretor-geral do campus guiou os participantes numa visita técnica às dependências do IFSP. Paralelamente, uma exibição de artigos, ferramentas e publicações antigas foram exibidas no Auditório Elo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página