Página inicial > Destaques > Equipamento desenvolvido pela Mecânica possibilita colaboração acadêmicas

Equipamento desenvolvido pela Mecânica possibilita colaboração acadêmicas

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 13h06 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

IMG 0193

A orientanda Jéssica Curvelo Nascimento, aluna do último ano do curso de Engenharia Mecânica da Uesc-BA, esteve no campus São Paulo para a realização de experimentos de solda por atrito axial. Os experimentos são parte do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido pela aluna.

A parceria acadêmica foi realizada pelo Departamento de Mecânica (DME) com a professora Msc. Nila Cecilia Faria Lopes Medeiros da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc-BA) de Itabuna-BA.

A solda por atrito é um processo de união de dois materiais, similares ou dissimilares, mediante a fricção entre eles. O calor gerado, abaixo da temperatura de fusão, promove a união destes dois materiais no estado sólido. É uma das linhas de pesquisa do Mestrado em Engenharia Mecânica do Campus São Paulo.

IMG 0210 IMG 0215

Os experimentos foram realizados nas dependências do Departamento de Mecânica no equipamento desenvolvido por alunos do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica do campus São Paulo.

O Prof. Me. Wagner de Campos Sabor (DEL) e Prof. Me. Luis Roberto Kanashiro (FATEC - Santo André), egressos do programa de mestrado, juntamente com a colaboração do Eng. Eriki Masahiko Takara e Eng. Me. José dos Santos Garcia Neto (Vidjaya Informática Ltda) que auxiliaram na configuração do equipamento e realização dos experimentos. O Prof. Dr. Garabed Kenchian (DME) contribuiu na realização do ensaio de ultrasom. O Prof. Gustavo Takehara (DME) que auxiliou na confecção dos corpos de prova e a Empresa TERMOMECANICA, na figura do Eng. Me. Vinicius Torres dos Santos, que colaborou na realização dos ensaios mecânicos.

Cabe destacar que a aluna Jéssica também participou de algumas palestras na edição da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus São Paulo (SEDCITEC 2018).