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Projeto de aluna de Física é aprovado pela Fapesp

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 13h23 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

 Discente é a segunda a receber a bolsa pela Fundação de Pesquisa

 aluna

Mais uma aluna do curso de Licenciatura em Física do campus São Paulo receberá bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Stephanie Lins Dardengo Cavalcanti, da turma do segundo semestre de 2018, com projeto sobre “Investigação da Termoluminescência de Alexandrita para Aplicações na Área de Dosimetria”.

Stephanie Cavalcanti iniciou sua vida acadêmica em 2005, no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa em uma universidade particular, mas por ter interesse pela área de ciências exatas e da natureza desde a infância, interrompeu o curso e ingressou no IFSP no primeiro semestre deste ano.

Devido à experiência com traduções de texto, ao ingressar no curso, Cavalcanti auxiliou colegas em traduções de artigos científicos sobre as propriedades luminescentes de alguns materiais, como a alexandrita (BeAl2O4:Cr3+), o que a fez se interessar pela área de dosimetria e radiação com a utilização de técnicas como termoluminescência e luminescência opticamente estimulada e a procurar o professor Dr. Neilo Trindade para submeter o projeto à Fapesp. E com apenas dois semestres cursados, foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e participou de atividades ligadas à área de interesse como a palestra sobre Física Médica, ministrada pelo professor Dr. Ricardo Terini, da Universidade Federal do ABC (Ufabc).

Para o professor e orientador do projeto, a procura da aluna o levou a submeter o projeto de pesquisa à Fapesp. “Devido às excelentes cartas de recomendação, seu alto coeficiente de rendimento e a promoção de mais mulheres na ciência”, afirmou o professor Neilo Trindade.

O projeto é continuidade do trabalho do também aluno do IFSP, Matheus Cavalcanti dos Santos Nunes, do Pibid – IFSP, também, bolsista da Fapesp. (https://spo.ifsp.edu.br/component/content/article?id=1605).

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