Página inicial > Destaques > Projeto de aluno da Física sobre mineral para dosimetria é aprovado pela Fapesp

Projeto de aluno da Física sobre mineral para dosimetria é aprovado pela Fapesp

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 13h46 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Projeto será desenvolvido em colaboração com laboratório da USP

alunoFAPESP

O aluno do sexto semestre do curso de Licenciatura em Física do campus São Paulo, Guilherme Paulino dos Santos Silva, receberá bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para desenvolver o projeto “Investigação da termoluminescência de fluorapatita com foco na área de dosimetria”.

Guilherme Paulino iniciou sua vida acadêmica no primeiro semestre de 2017. Segundo ele, o primeiro semestre do curso foi para se dedicar exclusivamente ao currículo obrigatório do curso. No segundo semestre, porém, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), permanecendo no programa até março de 2018.

Durante esse período, desenvolveu, na Escola Estadual Professor Walfredo Arantes Caldas, uma sequência didática sobre eletromagnetismo. Sobre sua motivação, Guilherme nos disse,"busco nesta pesquisa aprimorar o lado científico da minha formação, participando de maneira direta na produção científica do país, o que, para mim, influenciará também na minha competência como educador".

O orientador da pesquisa, professor Dr. Neilo Trindade, do Departamento de Ciências e Matemática do câmpus São Paulo (DCM/SPO), nos contou a motivação da pesquisa “Neste trabalho, o objetivo do Guilherme é investigar os efeitos de radiação ionizante em amostras de fluorapatitas puras, provenientes do território nacional, utilizando da técnica de termoluminescência. A motivação é que esse mineral possui um número atômico efetivo próximo aos ossos e dentes humanos, tornando-se interessante para aplicações na área da dosimetria médica”

O projeto será desenvolvido e parceria com outro bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica do Instituto Federal de São Paulo (PIBIFSP), Igor Gavioli, e em colaboração com o Grupo de Dosimetria das Radiações da Universidade de São Paulo (USP).