Página inicial > Destaques > Alunos do IFSP se destacam em Olimpíadas de Matemática

Alunos do IFSP se destacam em Olimpíadas de Matemática

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 11h37 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

olimpiadaMat1

As Olimpíadas de Matemática são competições que tem por objetivo estimular e promover o estudo da Matemática. Propondo exercícios que vão além do comum visto em sala de aula, as Olimpíadas promovem ganhos significativos sobre raciocínio lógico e criatividade, fazendo com que os alunos enxerguem a matemática de outra forma ao refletir sobre os métodos utilizados na resolução de problemas.

As estruturas matemáticas adquiridas pelos estudantes durante as aulas e treinamentos sempre se mostram eficazes no desenvolvimento de ciências exatas e tecnológicas, setores de altíssimo interesse nacional. Para se ter ideia, em um texto escrito por Marcelo Viana, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é dito que a matemática contribui com cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) de alguns países.

Neste ano, estudantes do ensino médio do IFSP, participaram de algumas competições. Entre os participantes, seis foram convocados para a segunda fase da II Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e cinco para a segunda fase da XLIII Olimpíada Paulista de Matemática (OPM).

olimpiadaMat2

A segunda fase da OMIF ocorreu entre os dias 20 e 22/09 no IFFluminense e os alunos do IFSP Campus São Paulo se destacaram, conquistando duas medalhas de prata, uma medalha de bronze e uma menção honrosa. Liderados pela professora Gabriela Cotrim de Morais, a equipe foi composta por Arthur Goulart de Moura, Bento de Campos Brandani (bronze), Igor Pontes Tresolavy (prata), Kenzo Torigoe (prata), Leonardo Batista da Silva e Murillo Freitas da Silva (menção honrosa).

A segunda fase da OPM ocorreu no dia 05/10 e foi realizada no Biênio da Escola Politécnica - USP. Novamente os alunos do Campus se destacaram, conquistando uma medalha de ouro, uma medalha de prata e três medalhas de bronze. Liderados pelo professor Emiliano Augusto Chagas, a equipe foi composta por Alison Almeida Sousa (bronze), André Bonfiglio Pereira Giordani (bronze), Beatriz Gonzaga Correia da Silva (prata), Lucas Belentani Palladino (bronze) e Matheo Angelo Pereira Dantas (ouro).