Página inicial > Destaques > Revista "Physics Education" publica pesquisa feita com alunos do Ensino Médio do IFSP

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 11h14 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Publicação é Qualis A1 pela Capes

Recentemente, os alunos da Licenciatura em Física do Campus São Paulo, Paulo Cardoso, Matheus Cavalcanti, Guilherme Paulino junto com um ex-aluno, Lucas Braghittoni, sob orientação do professor doutor Neilo M. Trindade, tiveram o artigo “Conceptions of high school students on Atomic Models, Radiation and Radioactivity" aprovado na revista Physics Education.

A revista, Qualis A1 na área de Ensino - Capes, faz parte da organização internacional denominada Institute of Physics (IOP), e tem foco no ensino de física nas escolas e faculdades. Os artigos, em geral, refletem as necessidades e os interesses dos professores do ensino médio, discentes e docentes de licenciaturas.

Segundo o professor Trindade, o estudo das concepções alternativas no ensino de Física Nuclear, neste trabalho, possibilitou averiguar e avaliar as diversas concepções existentes nos estudantes do ensino médio de uma instituição pública de ensino. "Foi possível perceber que os estudantes estão entrando e saindo do ensino médio com uma defasagem grande nos conceitos da física nuclear e por isso a necessidade de se ampliar os estudos que busquem o aprendizado significativo desses conceitos", disse o professor. "É necessário entender que em certa faixa etária, e a depender da complexidade de tais assuntos, estas concepções são inevitáveis e não são necessariamente um problema; em certo ponto fazem parte do processo de descobrimento do mundo. Entretanto, o problema começa a aparecer quando as concepções alternativas não são trabalhadas em sala de aula e o aluno não tem a oportunidade de contrapor suas próprias teorias com o conhecimento cientificamente aceita", completou.

O projeto teve início com o ex-aluno Lucas Braghittoni que foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIFSP), e dado prosseguimento com os demais autores na disciplina Oficina de Projetos da Licenciatura em Física.

O artigo pode ser encontrado no link: https://doi.org/10.1088/1361-6552/ab7fc6