Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Projeto do IFSP e do IFSULDEMINAS é aprovado em 1º lugar em edital conjunto
Início do conteúdo da página

Projeto do IFSP e do IFSULDEMINAS é aprovado em 1º lugar em edital conjunto

Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 11h33 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

A pesquisa de fomento interinstitucional terá duração de dois anos.

O projeto “Investigação da luminescência de minerais oriundos do Sul de Minas de Gerais para atuar como detectores de radiação” foi aprovado em 1º lugar no Edital Conjunto IFSULDEMINAS/IFSP Nº 01/2020, obtendo a nota máxima. A pesquisa é coordenada pelo professor Dr. Neilo Marcos Trindade (IFSP – Campus São Paulo) e pela professora Dra. Melina Mara de Souza (IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas).

Contemplado com um recurso de R$12.500,00, o projeto foi idealizado e elaborado pelo prof. Neilo, que convidou a profa. Melina, firmando a parceria entre as duas instituições. A pesquisa é sobre o papel central da radiação no desenvolvimento tecnológico em diversos campos. Considerando que o Brasil é um dos maiores produtores e fornecedores mundiais de uma grande variedade de gemas, o projeto busca estudar materiais naturais que possam ser úteis para a dosimetria, que é o campo de atuação onde se desenvolve métodos para uma determinação quantitativa da energia depositada em um determinado meio por radiações ionizantes direta ou indiretamente.

Desenvolvido no Maciço Alcalino de Poços de Caldas, o trabalho irá investigar a luminescência de minerais presentes na região Sul de Minas Gerais, com o objetivo de produzir detectores de radiações ionizantes e de UV, com atuação, por exemplo, em monitoração individual e ambiental. “É importante investigar novos materiais para a determinação da dose de radiação ionizante recebida no ambiente, assim como em atividades médicas e industriais. Por exemplo, é particularmente importante garantir que a dose correta seja administrada em um tratamento de câncer, assim como controlar a exposição à radiação que os astronautas receberão durante longas viagens espaciais interplanetárias”, explicaram os professores Neilo e Melina.

O professor Neilo avalia de maneira muito positiva a iniciativa de edital conjunto entre as instituições."Espero que esse tipo de ação ocorra mais vezes e com maior número de instituições, fomentando cada vez mais as pesquisas no IFSP. O 1 lugar nos trouxe uma boa notícia, mas também uma responsabilidade enorme para com a comunidade acadêmica", afirmou.

O projeto, que teve seu início neste mês de agosto, contará com bolsas fomentadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (PIBIFSP) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), além dos recursos obtidos pelo edital em conjunto com o IFSULDEMINAS. A pesquisa terá duração de dois anos.


Com informações do IFSULDEMINAS

registrado em:
Fim do conteúdo da página