Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Estudantes restauram equipamento hidráulico e reativam atividades de pesquisa
Início do conteúdo da página

Estudantes restauram equipamento hidráulico e reativam atividades de pesquisa

Publicado: Quarta, 28 de Maio de 2025, 06h59 | Última atualização em Quinta, 29 de Maio de 2025, 15h10

Após anos inativo, um importante equipamento do Departamento de Construção Civil do Campus São Paulo foi restaurado e voltou a operar. O dispositivo, utilizado em experimentos sobre fenômenos hidráulicos, como ressalto hidráulico e medição de vazão em vertedores retangulares e triangulares, estava fora de uso devido a danos em seu sistema de controle.

imageA iniciativa de recuperação partiu do professor Roberto José dos Santos, que procurou os professores Alexandre Brincalepe Campo e Jorge Athanasios Pimenidis para buscar uma solução técnica. O desafio foi assumido por um grupo de estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação, que desenvolveram um novo sistema de controle para o equipamento.

A equipe, formada pelos alunos Felipe Cavalcante da Silva, Lucas Santos Piffer Artesse, Heber Lemos Segura Filho e Negis Aguilar da Silva Júnior, trabalhou ao longo de 2024 e 2025. Os estudantes utilizaram equipamentos recebidos como prêmio no Concurso Acadêmico da Mitsubishi Electric, em 2023, quando conquistaram a quarta colocação nacional com um projeto desenvolvido no Laboratório de Controle Aplicado (LCA) do Departamento de Elétrica do IFSP.

image 1O novo sistema devolveu ao equipamento as mesmas condições operacionais que possuía antes de ser danificado. A equipe também planeja implementar melhorias adicionais ao longo de 2025, ampliando ainda mais sua utilidade em atividades didáticas e de pesquisa.

A entrega oficial do equipamento ocorreu no dia 29 de abril, com a presença da Diretora de Ensino, Alda Roberta Torres, do diretor do Departamento de Elétrica, Alexandre Ventieri e da diretora do Departamento de Construção Civil, Tatiana Simão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página