Estudantes restauram equipamento hidráulico e reativam atividades de pesquisa
Após anos inativo, um importante equipamento do Departamento de Construção Civil do Campus São Paulo foi restaurado e voltou a operar. O dispositivo, utilizado em experimentos sobre fenômenos hidráulicos, como ressalto hidráulico e medição de vazão em vertedores retangulares e triangulares, estava fora de uso devido a danos em seu sistema de controle.
A iniciativa de recuperação partiu do professor Roberto José dos Santos, que procurou os professores Alexandre Brincalepe Campo e Jorge Athanasios Pimenidis para buscar uma solução técnica. O desafio foi assumido por um grupo de estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação, que desenvolveram um novo sistema de controle para o equipamento.
A equipe, formada pelos alunos Felipe Cavalcante da Silva, Lucas Santos Piffer Artesse, Heber Lemos Segura Filho e Negis Aguilar da Silva Júnior, trabalhou ao longo de 2024 e 2025. Os estudantes utilizaram equipamentos recebidos como prêmio no Concurso Acadêmico da Mitsubishi Electric, em 2023, quando conquistaram a quarta colocação nacional com um projeto desenvolvido no Laboratório de Controle Aplicado (LCA) do Departamento de Elétrica do IFSP.
O novo sistema devolveu ao equipamento as mesmas condições operacionais que possuía antes de ser danificado. A equipe também planeja implementar melhorias adicionais ao longo de 2025, ampliando ainda mais sua utilidade em atividades didáticas e de pesquisa.
A entrega oficial do equipamento ocorreu no dia 29 de abril, com a presença da Diretora de Ensino, Alda Roberta Torres, do diretor do Departamento de Elétrica, Alexandre Ventieri e da diretora do Departamento de Construção Civil, Tatiana Simão.
Redes Sociais