Página inicial > Incrições no Campus São Paulo > Processo seletivo 2024 - Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica (aluno regular e não-regular/especial)

Publicado: Terça, 16 de Maio de 2023, 10h25 | Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2024, 15h20

Periodicidade de seleção: anual.

Ingresso 2024 (Aluno Regular)

O Campus São Paulo torna público o edital de processo seletivo de alunos regulares para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica, a ser oferecido no Câmpus São Paulo da Instituição, para ingresso no 2º semestre de 2024.

Poderão se candidatar os(as) portadores(as) de diplomas de curso superior reconhecidos pelo MEC em Engenharia Mecânica ou áreas afins.

O Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica é de natureza interdisciplinar visando o domínio e a realização de trabalho técnico-científico em uma área específica de conhecimento e visa aos seguintes objetivos:

● Desenvolvimento de atividades de pesquisa de modo autônomo, sistematizando os conhecimentos adquiridos.

● Formar mestres em Engenharia Mecânica capazes de lidar com as técnicas utilizadas na mensuração, análise, tratamento e identificação de parâmetros e variáveis necessários para modelagem e desenvolvimento de materiais e processos de fabricação.

● Propiciar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica para implantação e fomento de inovações tecnológicas, registro de marcas e patentes advindas da pesquisa aplicada.

● Promover benefícios aos docentes, pesquisadores e cursos do IFSP pela convivência e intercâmbio de ideias e conhecimentos de profissionais atuantes nas empresas da região.

O curso, é gratuito, não possuindo mensalidades, taxa de matrícula e taxa de inscrição e será oferecido em período integral, de segunda a sexta-feira e, de forma excepcional, aos sábados (período diurno) no Câmpus São Paulo, localizado na Rua Dr. Pedro Vicente, nº 625, Bairro Canindé, São Paulo/SP, de forma presencial.

São ofertadas 15 (quinze) vagas para o curso, com reserva de vagas para ações afirmativas.

DOCUMENTOS

Publicação Arquivo Ementa
17/05/2024 PDF Edital nº SPO.060/2024, de 16 de maio de 2024
21/06/2024 PDF Edital nº SPO.066/2024 - Errata ao Edital nº SPO.060/2024

Ingresso 2024 (Aluno Não-Regular)

O Campus São Paulo torna público o edital de processo seletivo de alunos não-regulares (aluno especial) para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica, a ser oferecido no Câmpus São Paulo da Instituição, para ingresso no 2º semestre de 2024.

O ALUNO NÃO REGULAR é o interessado matriculado apenas em componentes curriculares isolados, sem, entretanto, ter ingressado regularmente no curso. Portanto, o ALUNO NÃO REGULAR não possui vínculo efevo com o curso de pós-graduação (ver outros requisitos e definições no Edital).

As inscrições, de 25 de maio a 25 de junho de 2024, são gratuitas, ou seja, não há mensalidades, nem taxa de inscrição ou taxa de matrícula para o processo seletivo.

DOCUMENTOS

Publicação Arquivo Ementa
24/05/2024 PDF Edital nº SPO.061/2024, de 21 de maio de 2024
21/06/2024 PDF Edital nº SPO.065/2024 - Errata ao Edital nº SPO.061/2024