Página inicial > Menu ensino > Menu Ensino - Programas e bolsas > Programa institucional de bolsas de iniciação à docência

Programa institucional de bolsas de iniciação à docência

Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 07h49 | Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 07h57

Bolsas de ensino

Programa de Residência Pedagógica

Programa institucional de bolsas de iniciação à docência

O Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino. Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Fonte: PIBID/CAPES